O clássico entre Atlético e Cruzeiro deste domingo (6) terá, pela primeira vez na história, dois técnicos estrangeiros no comando do encontro no Mineirão. No século passado, as duas equipes já tiveram treinadores gringos ao mesmo tempo, mas, quando se enfrentaram, o jogo foi na Arena Independncia. Portanto, esta será a segunda vez que as duas equipes se encontram comandadas por estrangeiros.

O argentino Antonio Turco Mohamed, pelo Atlético, e o uruguaio Paulo Pezzolano, pelo Cruzeiro, serão os responsáveis por comandar os times neste clássico e fecham os últimos dias de preparação. O treinador celeste, expulso na última rodada do Mineiro, fica fora do banco de reservas na partida no Mineirão. O auxiliar Martín Varini, também uruguaio, comandará a equipe na beira do gramado.

Em 1955, o uruguaio Ricardo Diéz, técnico do Atlético, e o argentino Filpo Núñez, do Cruzeiro, protagonizaram o primeiro clássico gringo entre os rivais. O jogo terminou com uma vitória do Galo. 

Mais recente, em 2016, o técnico português Paulo Bento, pelo Cruzeiro, e o uruguaio Diego Aguirre, no Atlético, foram treinadores simultaneamente, mas não chegaram a se enfrentar. A rápida passagem de Paulo Bento pela Raposa e o pedido de demissão de Aguirre no Galo fez os comandantes ficarem juntos em Belo Horizonte apenas entre 11 e 19 de maio.

Depois da saída do técnico português, 11 treinadores passaram pelo Cruzeiro, em um período de seis anos até a chegada do último gringo, Pezzolano, atual comandante. No Galo, desde 2016, após a saída de Aguirre, dois técnicos estrangeiros comandaram até a chegada de Turco. Rafael Dudamel, em uma rápida passagem em 2020, e Jorge Sampaoli logo em seguida.

Para o confronto de 2022, os dois treinadores chegam com pouco tempo de casa. Pezzolano foi apresentado no início de janeiro de 2022 e El Turco no fim do mesmo mês. O comandante cruzeirense chegou com voto de confiança de Ronaldo, após oficialização da SAF, e tem feito um bom trabalho. Turco veio após o pedido de demissão de Cuca e, aos poucos, tem conhecido o grupo.

A campanha de Cruzeiro e Atlético é praticamente igual nesta temporada. Cada equipe venceu seis jogos, empatou um e perdeu outro no Campeonato Mineiro e, por isso, estão empatadas em número de pontos na tabela. O Galo leva a melhor no saldo de gols: 13 contra oito. O clássico entre Turco e Pezzolano é a oportunidade para para desempatar e se isolar na liderança. O Alvinegro tem também uma vitória na Supercopa do Brasil e o Celeste uma na Copa do Brasil.