O esperado retorno do técnico Cuca ao Atlético começou da pior maneira possível. Aos 25 minutos do primeiro tempo, o Galo já era derrotado por 3 a 0 pelo Internacional, em partida realizada no Beira-Rio, em Porto Alegre, pela 20ª rodada do Brasileirão. Os gols foram marcados por Maurício duas vezes (aos 7 e aos 30 minutos) e Wanderson (aos 24). 

A única vez que o Galo tomou três gols em toda a temporada 2022 foi na derrota por 5 a 3 para o Fluminense, em 8 de junho, pela 10ª rodada do Brasileirão, ainda sob o comando de Turco Mohamed. Naquela ocasião, o alvinegro também levou três gols no primeiro tempo, mas diminuiu o prejuízo com gols de Hulk e Jair, com o primeiro tempo terminando em 3 a 2 para os cariocas.

O último jogo de Cuca pelo Atlético também foi de más recordações pelo desempenho da defesa. Na última rodada do Brasileirão em 2021, o Galo também tomou três gols no primeiro tempo, novamente em Porto Alegre, na derrota por 4 a 3 para o Grêmio. 

O Tricolor gaúcho balançou as redes três vezes em apenas 20 minutos na partida realizada em 9 de dezembro. Porém, o contexto era bastante diferente: já campeão e de olho na final da Copa do Brasil, Cuca poupou todos os titulares, sem contar a “ressaca” dos reservas após a conquista do título do Brasileirão. 

Dos que entraram em campo neste domingo (31) contra o Internacional, apenas o zagueiro Nathan Silva estava em campo diante do Grêmio, na derrota por 4 a 3.