A primeira derrota do Atlético na Copa Libertadores 2022 fez com que o time alcançasse a quinta melhor campanha geral da fase de grupos e que pode ser a sexta ou a sétima após os jogos desta quinta-feira (26).
Com 11 pontos, o Galo ficou atrás de Palmeiras (18), River Plate (16), da Argentina, Flamengo (16) e Estudiantes (13), também da Argentina. Corinthians e Deportivo Cali, da Colômbia, possuem 8 pontos e podem igualar a pontuação do Atlético na última rodada do Grupo E e ultrapassar o time mineiro no saldo de gols.
O Deportivo Cali enfrenta o Boca Juniors, da Argentina, na Bombonera, em Buenos Aires. Se vencer o time Xeneize, os colombianos passam o Galo na classificação geral por já terem 4 gols de saldo, o mesmo número que o alvinegro possui.
Já o Corinthians precisa vencer o Always Ready, da Bolívia, em Itaquera, por uma diferença de quatro gols, para ficar a frente do Atlético.
Na próxima fase, o time mais bem colocado na classificação geral tem a oportunidade de encerrar o mata-mata jogando como mandante. O sorteio dos confrontos acontece nesta sexta-feira (27), em Luque, no Paraguai, na sede da Conmebol.
Adversários
Entre os adversários que o Galo poderá enfrentar nas oitavas estão Emelec, do Equador, Vélez Sarsfield, da Argentina, Tolima, da Colômbia, Fortaleza, e Cerro Porteño, do Paraguai. Esses já estão definidos como segundos colocados de seus respectivos grupos.
Mas ainda faltam a definição de dois segundos colocados. No Grupo B, todos têm chances (Libertad, do Paraguai, Athletico-PR, The Strongest, da Bolívia, e Caracas, da Venezuela).
No Grupo E, Deportivo Cali, Corinthians e Boca Juniors têm chances de terminar em segundo do grupo.