Com a vaga na pré-Libertadores ameaçada pelo Santos e o Atlético-PR, o Atlético enfrenta o Paraná nesta quarta-feira (14) com a obrigação de tentar melhorar o seu aproveitamento como vistante no Campeonato Brasileiro para se manter em sexto lugar na tabela de classificação da competição.
Fora de casa, o Galo conquistou apenas 13 dos 48 pontos que disputou pela Série A. O aproveitamento alvinegro nestes jogos foi de 27,08%, com três vitórias, quatro empates e nove derrotas. O Atlético tem, ao lado de Ceará e Fluminense, a oitava melhor campanha como visitante entre os 20 clubes que disputam o Nacional.
Em 16 jogos como visitante, o Galo venceu o Botafogo, o Atlético-PR e o América, empatou com o São Paulo, o Bahia, o Corinthians e o Cruzeiro e perdeu para o Vasco, o Sport, o Grêmio, o Palmeiras, o Vitória, o Flamengo, a Chapecoense, o Fluminense e o Ceará.
A última vitória do Atlético fora de casa pela Série A foi contra o Botafogo, no Estádio Engenhão, no dia 19 de agosto. O Galo venceu a equipe carioca por 3 a 0, em partida válida pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro. Após este jogo, o alvinegro fez mais sete partidas como visitante.
O Atlético empatou com o Corinthians e o Cruzeiro e perdeu para o Vitória, o Flamengo, a Chapecoense, o Fluminense e o Ceará. A falta de bons resultados como visitante atrapalharam o desempenho do Galo, que atualmente ocupa o sexto lugar na tabela da Série A, com 46 pontos, mesma pontuação que o Santos e o Atlético-PR.