A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) definiu, na tarde desta segunda-feira (11), o árbitro principal do jogo entre Flamengo e Atlético, na quarta-feira, às 21h30, pela volta das oitavas de final da Copa do Brasil. Será Wilton Pereira Sampaio, do quadro da Fifa.
Os árbitros assistentes serão Bruno Raphael Pires (Fifa/GO) e Bruno Boschilia (Fifa/PR). Já o VAR será de responsabilidade de Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro (CBF/RN).
Nesta temporada, o árbitro goiano de 40 anos já trabalhou em outras três partidas do Galo: no 0 a 0 diante do Palmeiras, no Allianz Parque; na derrota por 2 a 1 para o América, no Independência; e na vitória por 1 a 0 sobre o Athletico, na Arena da Baixada, todas pelo Campeonato Brasileiro Série A.
O último jogo que ele atuou foi nesse domingo (10), no empate sem gols entre Fortaleze e Porco, na Arena Castelão. Sampaio voltou a apitar jogo do clube paulista após críticas do técnico Abel Ferreira, justamente no duelo contra os mineiros.
"Me deu um amarelo por reclamar de falta, só isso. Só disse que era falta. E veio com aquela arrogância toda. E o capitão (Hulk), que joguei contra ele e tenho todo o respeito, xingou o fiscal de linha e ele não teve coragem de dar amarelo. É fácil dar amarelo para mim. Começo a sentir que é perseguição. Me sinto perseguido pelos árbitros brasileiros e, principalmente, por esse senhor", disse o português aos chamá-lo de "arrogante".
Pelo lado do Flamengo, são dois confrontos apitados: na derrota por 1 a 0 diante do Red Bull Bragantino, e no 0 a 0 com o Palmeiras.
O tema arbitragem está em evidência agora, principalmente após o jogo entre Atlético e São Paulo, no Gigante da Pampulha, nesse domingo. Os alvinegros contestaram a atuação de Anderson Daronco – um dos cotados para esta disputa com o Flamengo –, que preferiu não marcar alguns pênaltis para a equipe mandante.