A Maratona Oficial de Belo Horizonte foi lançada nesta quinta-feira (7/8), durante coletiva realizada em um hotel na região central da capital mineira. Marcada para ser realizada em 17 de maio de 2026, a prova promete levar 7 mil atletas no trajeto de 42 km de distância.
Apesar do lançamento, a prova ainda não conta com um trajeto definido, pois a organização depende da aprovação da BH Trans, órgão responsável pelo bloqueio das vias.
Os idealizadores do evento apresentaram quatro opções de trajetos, todas elas iniciando no Complexo Esportivo do Vale do Jatobá, no Barreiro, logo acima do Córrego do Jatobá, e encerrando na Praça da Estação, no centro de Belo Horizonte.
Todas as possibilidades percorrem os cursos de córregos que cortam Belo Horizonte, garantindo um percurso predominantemente em descida, o que promete um trajeto rápido e um dos mais velozes do Brasil.
A prova vai passar por seis regionais de Belo Horizonte: Barreiro, Noroeste, Oeste, Leste, Hipercentro e Centro-Sul. Segundo Lucas Condurú, idealizador da Maratona de BH, a Pampulha não foi escolhida porque é uma região que já recebe muitos eventos esportivos.
"Queremos que os moradores de BH e também os turistas conheçam o que a cidade tem a oferecer. Há muitos lugares ricos e pouco explorados na capital. Além de ser uma prova de alta performance, queremos que as pessoas se encantem ainda mais por Belo Horizonte", afirma.
Conheça as quatro possibilidades de trajeto da Maratona de BH
Trajeto 1 - RÁPIDO: 98m de ganho de altimetria
Av. Sen. Levindo Coelho - Av. do Canal - Av. Tereza Cristina - Av. do Contorno - Av. dos Andradas - R. Silviano Brandão (primeira subida da prova, no KM 26,5) - Av. dos Andradas (até o final e retorna) - Praça da Estação
Trajeto 2 - RÁPIDO + ARENA MRV: 160m de ganho de altimetria
Av. Sen. Levindo Coelho - Av. do Canal - Av. Tereza Cristina - Via Expressa (até Arena MRV e retorna) - Av. do Contorno - Av. dos Andradas (até o final e retorna) - Praça da Estação
Trajeto 3 - TURÍSTICO 1: 220m de ganho de altimetria
Av. Sen. Levindo Coelho - Av. do Canal - Av. Tereza Cristina - Praça Raul Soares - Mercado Central - Praça Sete - Praça Rui Barbosa - Viaduto Floresta - R. Sapucaí - Viaduto Santa Tereza - Av. dos Andradas (até o final e retorna) - Praça da Estação
Trajeto - TURÍSTICO DESAFIADOR: 290m de ganho de altimetria
Av. Sen. Levindo Coelho - Av. do Canal - Av. Tereza Cristina - Via Expressa (até Arena MRV e retorna) - Praça Raul Soares - Mercado Central - Praça Sete - Praça Rui Barbosa - Viaduto Floresta - R. Sapucaí - Viaduto Santa Tereza - Av. dos Andradas (até esquina R. Silviano Brandão e retorna) - Praça da Estação
OBS: o ganho de altimetria aproximado
Inscrições
As inscrições para a prova começam em 7 de setembro, e os valores ainda não foram definidos. A organização está negociando com patrocinadores para oferecer uma taxa acessível.