Pouco importa se o objetivo será cruzar a linha de chegada no menor tempo possível ou simplesmente postar aquela foto bonita na rede social se sentindo um verdadeiro campeão olímpico. Está chegando a hora. A contagem regressiva para a primeira Corrida O TEMPO já começou. Neste domingo (10), milhares de corredores testarão seus limites nas ruas do Belvedere, região Centro-Sul de Belo Horizonte. Além da prática esportiva, também será uma ótima oportunidade para confraternizar com amigos e iniciar as comemorações do Dia dos Pais de uma maneira bem saudável. Mais de quatro mil pessoas são esperadas.

Agora é recarregar o frequencímetro, cuidar da alimentação e descansar a musculatura. As planilhas de treinos que tinham que ser feitas ficaram para trás. O momento é de relaxar e focar na prova. Cuidar da alimentação antes e após a corrida também é fundamental. A equipe de O TEMPO Sports ouviu profissionais da área esportiva para dar dicas importantes aos atletas que vão participar da primeira Corrida O TEMPO neste domingo.

Professor de educação física especializado em treinamento esportivo e fisiologia do exercício, Fábio Cardoso explica que este sábado é dia de descanso. “É importante evitar atividade física um dia antes da competição para que a musculatura possa recuperar o glicogênio muscular. Isso vai garantir um melhor rendimento no dia da prova”, diz Fábio. “Na hora da corrida é muito importante também, principalmente nesta época mais fria, fazer um alongamento e aquecimento antes de começar a correr. É bom dar um trote leve, alguns saltos e agachamento”, completa o profissional.

 

Alimentação
Talitha Costa, além de nutricionista esportiva e funcional, também é maratonista, e sabe muito bem a importância que a alimentação tem para um atleta antes e após as provas. “A alimentação na véspera e no dia da prova é que vai determinar a performance do atleta para finalizar com energia e disposição”, diz Talitha.

“Na véspera é bom consumir os carboidratos bons (ver abaixo) porque é este carboidrato é que vai armazenar o glicogênio dentro nos músculos, que será utilizado como energia, evitando fadiga e cãibras. Antes da prova, o ideal também é uma refeição leve, de fácil digestão e rica em carboidratos para melhorar o desempenho e evitar fadiga”, explica.

“Além disso, essa alimentação é que vai fornecer energia para os músculos”, completa a nutricionista. Talitha faz um alerta importante. “A hidratação, antes e depois, é tão importante quanto à alimentação. A gente perde muito líquidos em exercícios aeróbicos e é preciso repor para não desidratar”.