A cada vitória, cada passo dado pelo Cruzeiro na Série B, a confiança do time e da torcida crescem quanto ao objetivo de conquistar o acesso à elite do futebol brasileiro em 2023. A lua de mel com a equipe segue firme e foi reforçada com a vitória sobre  o Vila Nova-GO, pelo placar de 2 a 0, no Mineirão. A campanha cinco estrelas deixa o sonho de jogar a primeira divisão novamente cada vez mais perto.  

A Raposa está irretocável nos seus jogos em casa.  São oito vitórias em oito jogos disputados em Belo Horizonte. Esse retrospecto tem feito o cruzeirense fazer as contas para o acesso neste momento. O time azul tem 82% de aproveitamento total, algo muito acima dos rivais da Série B deste ano. 

As contas para o acesso são válidas, porque, se levar em consideração a projeção histórica, 64 pontos seriam suficientes para a conquistar uma das quatro vagas na elite de 2023. Nesse contexto, o Cruzeiro precisaria de, aproximadamente, mais 27 pontos, ou nove vitórias, para encerrar sua passagem de três anos na segunda divisão nacional. 

Atualmente, o time mineiro tem sete pontos de vantagem para o Vasco (37 a 30) segundo colocado e 16 para o quinto colocado, Sport, que está com 21 pontos. Entretanto, a diferença pode ser ainda maior, pois o Cruzeiro tem um jogo a menos, contra o Ituano, que será disputado na terça-feira, 5, no interior de São Paulo, em partida atrasada da 14ª rodada.  

Em novo triunfo, o time azul já teria 40 pontos, ficaria a 10 pontos do Vasco e 19 pontos do Sport. Vale ressaltar que a conta mais importante que a Raposa precisa fazer é a sua distância na tabela de classificação para o quarto colocado, que fecha o G4 e para o quinto, que serão times na luta pelo acesso.  Manter distâncias grandes para esses rivais garantem a equipe mineira na primeira divisão de 2023, 

Pesquisadores do Departamento de Matemática da UFMG colocam o Cruzeiro com 96,3% de chance de acesso. Com o resultado diante do Vila Nova-GO a Raposa não deixará o G-4 da competição até o fim do primeiro turno.