Como de praxe, cerca de uma hora antes de a bola rolar para a partida decisiva das quartas de final da Copa do Brasil entre Atlético e Cruzeiro, os dois treinadores divulgaram as escalações das equipes, quase que simultaneamente. No entanto, cerca de dez minutos antes do apito inicial, Mano Menezes mandou a campo um time com duas alterações com relação ao que havia anunciado previamente. Ariel Cabral deu lugar a Orijuela, com Lucas Romero sendo deslocado para o meio, e Thiago Neves deu lugar a Fred, que assumiu o comando do ataque.
O argentino sofreu forte pancada na cabeça no jogo contra o Botafogo, no último domingo (14) e já era dúvida, mesmo assim apareceu entre os titulares de Mano, enquanto Thiago Neves sentiu dores na panturrilha esquerda no aquecimento, já no gramado do Independência, conforme anuncuiou o clube. Porém, ele já tinha reclamado de dores musculares no final de semana, após o empate com os cariocas. Estratégia ou não do treinador cruzeirense para confundir o rival, fato é que não há previsão de multas ou punições para o clube, conforme afirmou o ex-árbitro Sandro Meira Ricci.
Em campo, as equipes mineiras disputam uma vaga na semifinal da Copa do Brasil, e terão pela frente o classificado do duelo entre Palmeiras e Internacional. A previsão é de que os jogos sejam disputados nos dias 7 e 14 de agosto.