Acabou o mistério! O Cruzeiro disputará a Copa São Paulo feminina de 2024 tendo como base o time do Atlético Helenense, de São Paulo.

A situação já estava definida desde o início do mês de outubro. Entretanto, o nome da equipe que firmaria parceria com o Cruzeiro ainda não havia sido divulgado.

De acordo com o clube, a competição, que começa no dia 28 de novembro, será um primeiro - e signficativo - passo para a retomada da base do futebol feminino do Cruzeiro.

"Embora a categoria de base do Cruzeiro ainda não tenha sido implementada, o clube firmou o compromisso de participar da Copinha e, acompanhando de perto todo o trabalho da equipe do Atlético Helenense, está empenhado em garantir que a parceria traga resultados positivos e enriquecedores para a modalidade", destaca trecho da nota divulgada pelo clube.

“Não podemos deixar de lamentar ainda não termos uma base aqui, sendo captada e treinada com metodologia do clube. Mas não vamos deixar de ressaltar o privilégio de potencializar, com a camisa do Cruzeiro, esse projeto sério e com histórico de formação de atletas, sem deixar de considerar que estamos contribuindo para a formação pessoal dessas jovens, promovendo a inclusão social e oferecendo oportunidades", destacou Bárbara Fonseca, que assumiu como diretora do futebol feminino do Cruzeiro após a saída de Kin Saito.

"Estarei in loco acompanhando a atuação dessas atletas e quem sabe não surge uma nova contratação para nossa equipe principal? Estaremos atentos”, garantiu Bárbara.

UMA HONRA

Fundador e presidente do Atlético Helenense, Alexandre Ferreira também comentou sobre a importância da parceria e a responsabilidade de representar o Cruzeiro na Copinha feminina.

“A parceria engrandece ainda mais o nosso trabalho. É uma honra para nós a confiança depositada em nossa organização. Sabemos o tamanho da responsabilidade que carregamos ao vestir o manto celeste e faremos de tudo para representá-lo da melhor forma possível, incluindo o jeito Cruzeiro de jogar, de forma organizada e agressiva”, destacou.

O Atlético Helenense, da Associação Futalegria, surgiu em 2018 e no ano seguinte se tornou um projeto social que atende centenas de jovens, gerando oportunidades de ingresso no mercado de trabalho. 

Em 2022 e 2023, o Atlético Helenense representou a Portuguesa no Festival Paulista de futebol feminino e garantiu o 3º lugar na competição. Neste ano, além de assumir a gestão de base do futebol feminino da Portuguesa, a equipe disputou seu primeiro Campeonato Brasileiro sub-17 em parceria com o Athletico Paranaense.

COPINHA FEMININA

Em sua segunda edição, a Copa São Paulo de Futebol Júnior Feminina será disputada no período de 28 de novembro a 15 de dezembro. Assim como acontece na Copinha masculina, cada grupo terá uma sede diferente, sendo a do Cruzeiro o Estádio do Canindé.

O time celeste está no Grupo A da competição, ao lado de Corinthians, Centro Olímpico e Fortaleza.

Na primeira fase da competição, os 20 times participantes se dividem em cinco grupos. Os clubes se enfrentarão em turno único e o primeiro colocado de cada grupo garante vaga direta para a próxima fase, juntamente com os três melhores segundos colocados da competição.

A segunda fase será definida por confrontos mata-mata com jogo único até a final.