Cruzeiro e Racing se preparam para disputar sua terceira decisão internacional, desta vez pela taça da Copa Sul-Americana. A final será realizada, em jogo único, no dia 23 de novembro, no estádio General Pablo Rojas, o “Nueva Olla”, em Assunção, Paraguai. Curiosamente, a última vez que o time argentino disputou uma final de torneio internacional foi justamente contra a Raposa, em 1992, pela Supercopa Libertadores.
- Cruzeiro na final da Copa Sul-Americana: quando, onde e ingressos
- Todos os gols do Cruzeiro no mata-mata da Sul-Americana foram de reforços; relembre
A primeira final entre o clube celeste e os argentinos ocorreu em 1988, pela Supercopa Libertadores. Na época, Gustavo Costas, atual técnico do Racing, era zagueiro da equipe argentina. Em um torneio disputado em jogos de ida e volta, o Racing venceu o primeiro duelo em casa por 2 a 1. No jogo de volta, no Mineirão, a equipe conseguiu segurar um empate em 1 a 1 e assim conquistou o título.
Já na final do torneio de 1992, a Raposa levou a melhor. No confronto realizado no Gigante da Pampulha, o clube celeste bateu o Racing em uma goleada por 4 a 0. Na volta, no Presidente Perón, perdeu por 1 a 0, mas com a vantagem o Cruzeiro foi campeão da Supercopa Sul-Americana.
Conforme levantamento feito por O TEMPO Sports, no retrospecto o Cruzeiro possui um aproveitamento de 69% nos contra o Racing. Ao longo da história as equipes de enfrentaram em 11 oportunidades, foram dois empates, cinco vitórias do clube celeste contra quatro triunfos da equipe argentina.
A última vez que Cruzeiro e Racing se enfrentaram foi na fase de grupos da Copa Libertadores de 2018. A equipe argentina venceu a Raposa por 4 a 2 no estádio El Cilindro, em Avellaneda. Porém, na última rodada, no Mineirão, o clube celeste garantiu a vitória por 2 a 1 e o primeiro lugar do Grupo 5. Thiago Neves e Lucas Silva balançaram as redes para o clube estrelado, enquanto Centurión marcou para os rivais. Naquele ano, os dois times foram eliminados nas oitavas de final pelas equipes que se tornaram finalistas: o Cruzeiro foi eliminado pelo Boca Juniors, e o Racing pelo River Plate, que acabou levantando a taça.
Histórico entre Cruzeiro x Racing
- Supercopa Libertadores 1988: Racing 2x1 Cruzeiro (El Cilindro, Avellaneda)
- Supercopa Libertadores 1988: Cruzeiro 1x1 Racing (Mineirão, Belo Horizonte)
- Supercopa Libertadores 1990: Cruzeiro 1x0 Racing (Mineirão, Belo Horizonte)
- Supercopa Libertadores 1990: Racing 1x0 Cruzeiro (José Amalfitani, Buenos Aires)
- Copa Master da Supercopa 1992: Racing 1x1 Cruzeiro (José Amalfitani, Buenos Aires)
- Supercopa Libertadores 1992: Cruzeiro 4x0 Racing (Mineirão, Belo Horizonte)
- Supercopa Libertadores 1992: Racing 1x0 Cruzeiro (El Cilindro, Avellaneda)
- Copa Mercosul 1999: Cruzeiro 2x0 Racing (Mineirão, Belo Horizonte)
- Copa Mercosul 1999: Racing 0x4 Cruzeiro (El Cilindro, Avellaneda)
- Copa Libertadores 2018: Racing 4x2 Cruzeiro (El Cilindro, Avellaneda)
- Copa Libertadores 2018: Cruzeiro 2x1 Racing (Mineirão, Belo Horizonte)