Muito longe da melhor fase na temporada, o Cruzeiro encara o Criciúma neste sábado (9), 19h, no Mineirão, com a missão de encerrar o longo jejum de sete jogos sem vencer no Campeonato Brasileiro. O elenco finalista da Copa Sul-Americana tenta encontrar forças para entregar a primeira vitória de Fernando Diniz na Série A.  

Até aqui, foram cinco jogos pelo Brasileirão, com três derrotas (Fluminense, Athletico Paranaense e Flamengo) e dois empates (Vasco e Bahia). A busca pelo primeiro triunfo em solo nacional passa pelo caminho do desesperado Criciúma, que luta na parte de baixo da tabela. Apenas três pontos distanciam o Tigre da zona de rebaixamento.  

A pressão pela vitória faz da partida um jogo fundamental para as duas equipes. Se o clube catarinense sonha com a vitória no Gigante da Pampulha para se afastar do Z4, a Raposa busca tranquilidade para o principal jogo do ano que vale vaga na Libertadores de 2025. No dia 23 de novembro, o Cabuloso encara o Racing, na decisão da Sul-Americana, em Assunção, no Paraguai.  

Diante dos últimos resultados, Diniz pode mexer na equipe. Mesmo com 11 jogadores pendurados na última partida diante do Flamengo, o treinador não tem atletas suspensos para a 33ª rodada e ainda conta com a volta de Rafa Silva, que cumpriu suspensão diante do Rubro-Negro. Resta saber se o jogador, punido pelo clube pela expulsão relâmpago diante do Athletico Paranaense, será opção de banco.  

Os argentinos Álvaro Barreal e Lautaro Díaz podem ganhar uma oportunidade. A dupla foi acionada por Diniz no segundo tempo da partida contra o Flamengo. Barreal teve mais tempo e parece ter agradado o técnico.  

O provável Cruzeiro que encara o Criciúma deve contar com Cássio no gol; William, João Marcelo, Villalba e Marlon; Romero, Walace (Álvaro Barreal), Matheus Henrique e Matheus Pereira; Veron (Lautaro) e Kaio Jorge.  

Já o Criciúma de Cláudio Tencati encara a partida como decisiva, já que uma vitória no Mineirão seria um passo importante para a permanência na primeira divisão. Na 15ª colocação, o Tigre tem dúvidas para o duelo. E elas começam no gol.  

Gustavo sentiu um desconforto muscular na derrota por 2 a 0 para o Internacional e não tem presença garantida na meta catarinense. O reserva Alisson é a opção caso Gustavo seja vetado. Se Gustava é dúvida, Felipe Vizeu é uma baixa certa. O atacante foi expulso no Beira-Rio e está suspenso. Os ex-cruzeirenses Allano e Arthur Caíke, e Werik Popó são as opções de Tencati.  

O provável Criciúma deve ter Gustavo (Alisson); Claudinho, Jonathan, Rodrigo, Tobias Figueiredo e Marcelo Hermes; Newton, Gustavo Barreto e Fellipe Mateus; Yannick Bolasie e Allano (Werik Popó/Arthur Caíke).   

Ficha técnica  

  • O quê: Cruzeiro x Criciúma  
  • Motivo: 33ª rodada Brasileirão 2024  
  • Quando: sábado, 09 de novembro de 2024, às 19h  
  • Onde: estádio Mineirão, em Belo Horizonte  
  • Provável Cruzeiro: Cássio; William, João Marcelo, Villalba e Marlon; Lucas Romero, Walace (Barreal),  Matheus Henrique e Matheus Pereira; Veron (Lautaro Díaz) e Kaio Jorge. Técnico: Fernando Diniz 
  • Provável Criciúma: Gustavo (Alisson); Claudinho, Jonathan, Rodrigo, Tobias Figueiredo e Marcelo Hermes; Newton, Gustavo Barreto e Fellipe Mateus; Yannick Bolasie e Allano (Werik Popó/Arthur Caíke). Técnico: Claudio Tencati  
  • Arbitragem: Wagner do Nascimento Magalhães (RJ)  
  • Auxiliares: Alex Ang Ribeiro (SP) e Carlos Henrique Alves (RJ)  
  • VAR: Paulo Renato Moreira (RJ)  
  • Transmissão: FM O Tempo 91.7, Sportv e Premiere