O Cruzeiro enfrenta o Juventude, neste domingo (8), às 16h no Alfredo Jaconi, em partida válida pela 38ª rodada do Campeonato Brasileiro. A partida, que deve ser a última de Fernando Diniz à equipe cruzeirense, vale vaga na Libertadores 2025 e também marca o reencontro com ex-atletas da Raposa. 

O goleiro do time gaúcho é Gabriel Vasconcellos, atleta formado nas categorias de base do Cruzeiro. Vestindo a camisa celeste, o arqueiro conquistou o Campeonato Mineiro de 2009 e integrou o elenco do profissional vencedor do estadual de 2011. Gabriel também levantou as taças do Mundial sub-20 e do Sulamericano 2011 pela Seleção Brasileira. 

Vasconcellos, entretanto, foi negociado com o Milan, em 2012, sem chances no profissional, mesmo sendo um destaque na base. Contra ele, pesou a excelente fase de Fábio. Nas raras vezes em que o então camisa 1 celeste não entrava em campo, o reserva imediato era Rafael. 

Decepções 

Outro velho conhecido dos cruzeirenses será o atacante Gilberto. O camisa 9 chegou à Raposa no início de 2023 como uma das principais contratações da então gestão de Ronaldo Fenômeno. Com bons números nas equipes que passou, Gilberto, entretanto, não correspondeu às expectativas e deixou a Toca da Raposa antes do previsto. Foi feita a rescisão do contrato, que valia até o fim de 2024. Com a camisa estrelada, Gilberto entrou em campo em 33 jogos e marcou seis gols.

Outros ex-cruzeirenses que poderão entrar em campo pelo Juventude são o lateral esquerdo Alan Rushel, que integrou o elenco celeste que disputou a série B em 2020, e o volante Jadson, um dos integrantes do plantel do Cruzeiro em 2019, quando a equipe foi rebaixada à segunda divisão.