BASTIDORES

CEO de futebol do Cruzeiro, Alexandre Mattos está trabalhando "muito e em silêncio", dizem interlocutores do dirigente

Novo dirigente estrelado pretende implantar um trabalho com responsabilidade e que não onere o clube

Por Dimara Oliveira
Publicado em 09 de maio de 2024 | 16:48
 
 
 
normal

Novo CEO de futebol da SAF Cruzeiro, Alexandre Mattos tem despertado a curiosidade do torcedor estrelado, que quer saber qual perfil de trabalho o dirigente vai implantar no clube. Mattos foi anunciado pelo novo dono, Pedro Lourenço, no final de abril, na mesma época em que o empresário fez o acerto com Ronaldo Fenômeno para adquirir a gestão celeste. O TEMPO Sports apurou, com interlocutores próximos ao dirigente, que Alexandre Mattos está "trabalhando muito e em silêncio", mesmo em um momento em que o mercado não está tão fácil.

Os mesmos interlocutores relataram à reportagem que o trabalho é de muita responsabilidade e que será sem onerar o clube. Muitos torcedores entendem que a compra da SAF por Pedro Lourenço, dono do Supermercados BH, rede que é a quinta em faturamento no Brasil, faz com que os investimentos no clube possam ser altos e o trabalho de Mattos possa ter grande aporte financeiro, o que não é uma garantia, pelo o que a reportagem apurou.

O departamento de futebol ganhou caras novas. Paulo Pelaipe, experiente diretor de futebol, que passou por alguns dos principais clubes do país, trabalhará ao lado de Mattos na busca e nas análises de possíveis contratações, projeções de mercado e negociações. Além dele, Edu Dracena, ex-zagueiro do próprio Cruzeiro que se tornou dirigente no Palmeiras e no Santos, ocupará o cargo de diretor técnico e ficará mais próximo ao campo, à comissão técnica e ao futebol. 

E quanto ao perfil de jogadores? Poucos dos que têm acesso a Mattos têm ouvido do dirigente a importância de nomes vencedores, que possam passar aos mais novos e os revelados pela base as emoções das grandes e importantes conquistas, uma forma de “ensinar” o que é vencer. 

As especulações nos últimos dias são muitas, mas, no silêncio, Alexandre Mattos segue montando a sua equipe e acompanhando os jogos do Cruzeiro. A próxima janela de transferências começa no dia  10 de julho e vai até 2 de setembro.

 

 

Afinal, a imagem de Mattos é a do dirigente agressivo no mercado, aquele que montou o time do Cruzeiro bicampeão brasileiro em 2013 e 2014, além de ter no currículo a Copa do Brasil, 2015, Campeonato Brasileiro, 2016 e 2018, estes três títulos pelo Palmeiras.  

Cruzeiro e Palmeiras são considerados os seus dois melhores trabalhos. 

Entre 2013 e 2016, foi eleito por quatro vezes consecutivas pela CONAFUT (conferência Nacional de Futebol), como o melhor diretor executivo de futebol do Brasil. 

Com todo esse retrospecto, é fácil entender a expectativa da torcida cruzeirense, castigada nos últimos anos com a Série B, campanha sofrível na volta à série A no ano passado, além da eliminação precoce na Copa do Brasil, desta temporada. 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!