O Cruzeiro anunciou nesta quarta (5) que chegou a um acordo verbal para a transferência, em definitivo, do atacante Kaio Jorge, de 22 anos, da Juventus, da Itália. O clube também tem acerto com o estafe do atleta.
O jogador é esperado em Belo Horizonte ainda nesta semana. Caso todas as condições do negócio sejam mantidas e o atleta seja aprovado nos exames médicos, Kaio Jorge vestirá a camisa do Cruzeiro pelas próximas cinco temporadas.
Nascido em Olinda, Pernambuco, Kaio Jorge Pinto Ramos passou pelas categorias de base de Náutico, Sport e Santos, onde começou a carreira profissional e ganhou destaque nacional.
Entre 2018 e 2021, o centroavante disputou 84 jogos pelo Peixe, marcou 17 gols e concedeu quatro assistências. Nessa época, também acumulou convocações para as seleções brasileiras de base.
Pela sub-15, foi convocado para o Sul-Americano de 2017, no qual atuou em todos os jogos do vice-campeonato, marcando gol, inclusive, na final, na derrota por 3 a 2 para a Argentina. Em 2019, disputou o Sul-Americano e o Mundial, ambos pela equipe sub-17 – no segundo, além do título, Kaio Jorge conquistou a Chuteira de Bronze, com cinco gols.
Em agosto de 2021, foi contratado pela Juventus por 3 milhões de euros, assinando contrato até 2026. Teve poucas oportunidades pelo plantel principal, por onde disputou apenas 11 partidas e não balançou as redes.
Em 2022, uma grave lesão no tendão patelar do joelho direito atrapalhou a sua sequência. Na época, ele já havia sido tentado pelo clube mineiro, então administrado por Ronaldo Fenômeno.
No meio de 2023, Kaio foi emprestado ao Frosinone Calcio, da Série A, para ganhar minutagem. Pela equipe, disputou 22 jogos oficiais, marcou três gols e deu uma assistência – clube terminou a competição em 18º lugar, sendo rebaixado.