Além dos jogadores que integram o elenco profissional do Cruzeiro, ainda há aqueles que possuem contrato com o clube, mas estão emprestados a outros times – são mais de 10 ao todo. Desses, alguns podem retornar à Toca da Raposa neste meio de ano.
São os casos do zagueiro Lucas Oliveira e do atacante Stênio. Enquanto o primeiro teria lugar na equipe de Fernando Seabra, mas pode ficar onde está, o segundo deve ser renegociado. Confira, abaixo, quem são eles e suas principais informações.
Lucas Oliveira: zagueiro de 28 anos foi contratado pelo Cruzeiro no início de 2022, ano em que se destacou, especialmente no Brasileirão Série B. A princípio, chegou por empréstimo do Atlético-GO até dezembro, mas em agosto daquele ano o clube exerceu o direito de compra. Permaneceu em 2023, mas disputou menos jogos. No início de 2024, foi emprestado ao Real Valladolid até junho. Teoricamente, retorna ao Brasil, mas pode ficar na Espanha em definitivo. Tem contrato com o Cruzeiro até dezembro de 2025.
Stênio: atacante de 21 anos é formado na Toca e recebe oportunidades no time profissional desde 2020. Em janeiro de 2024, foi emprestado ao AVS, de Portugal, até o meio do ano. De volta a Belo Horizonte, seu futuro está indefinido. Tem contrato com o Cruzeiro até dezembro de 2026.
Rafael Cabral: goleiro de 34 anos chegou à Toca após passagem pela Europa e já conquistou o posto de titular, mas só até abril de 2024, quando a paciência da torcida com relação ás suas atuações se esgotou. Foi emprestado ao Grêmio até dezembro. Depois disso, deve ser negociado com o Tricolor ou com outro clube. Pelo time gaúcho, briga pela titularidade. Tem contrato com o Cruzeiro até dezembro de 2025.
Fernando: atacante 19 anos chegou à Toca em agosto de 2022 emprestado pelo Água Santa. Após se destacar pela equipe sub-20, no fim de 2023, foi contratado em definitivo. Teve algumas oportunidades no time profissional entre o ano passado e este, mas atos de indisciplina o fizeram ser afastado e emprestado à Ferroviária, onde jogou apenas uma vez, até dezembro de 2024. Tem contrato com o Cruzeiro até dezembro de 2026.
Ruan Santos: zagueiro de 20 anos se destacou no sub-20, especialmente entre 2023 e 2024, mas se viu sem espaço no time profissional e foi emprestado ao Vila Nova-GO até o final de 2024. Disputou 13 jogos, mas após a equipe tomar de 6 para o Paysandu na final da Copa Verde, foi afastado. Pode voltar à Toca da Raposa antes do previsto. Tem contrato com o Cruzeiro até dezembro de 2026.
Fernando Henrique: volante de 23 anos foi contratado no início de 2023, mas nunca se firmou – naquele ano, entrou em sete jogos, todos vindo do banco de reservas. Está na mesma situação de Ruan Santos; inclusive, ele apagou de seu Instagram todos os registros relacionados ao Vila. Pela equipe, em 2024, esteve em cinco partidas. Tem contrato com o Cruzeiro até dezembro de 2024.
Ian Luccas: volante de 21 anos chegou ao Cruzeiro para integrar a equipe sub-20 em agosto de 2022, emprestado pela Ferroviária. Em 2023, quando foi promovido, foi adquirido e jogou regularmente durante a temporada. No início de 2024, foi emprestado ao Goiás até dezembro, onde não é titular e entrou em campo apenas quatro vezes. Tem contrato com o Cruzeiro até dezembro de 2027.
Neto Moura: meio-campista de 27 anos foi contratado em 2022 e se destacou na Série B do Campeonato Brasileiro, mas uma lesão atrapalhou a sua sequência. No ano seguinte perdeu espaço, sendo emprestado ao Mirassol, onde está atualmente e possui vínculo até dezembro de 2024. Pela equipe paulista, disputou oito jogos neste ano. Tem contrato com o Cruzeiro até dezembro de 2025.
Paulo Vitor: atacante de 24 anos chegou ao clube estrelado em julho de 2023, vindo do Real Valladolid, que, assim como o Cruzeiro na época, tem como dono Ronaldo Nazário. Não agradou, e disputou apenas oito duelos. Em janeiro de 2024, foi emprestado ao Novorizontino até o final do ano, onde jogou 14 vezes e não marcou gols. Tem contrato com o Cruzeiro até dezembro de 2025.
Claudinho: meia de 23 anos chegou a Belo Horizonte em 2020 principalmente para a Série B. Em 2021 virou uma das principais peças e, a partir de 2022, já sob a SAF, é emprestado a alguns clubes: Mirassol, Ferroviária, Chapecoense e Pouso Alegre. Em 2024, foi para o Confiança, por empréstimo até o final do ano, onde já realizou sete partidas e marcou um gol. Tem contrato com o Cruzeiro até dezembro de 2025.
Henrique Rodrigues: volante de 21 anos é oriundo das categorias de base e subiu para o profissional no fim de 2023, mas não jogou. Em fevereiro de 2024, foi emprestado ao Figueirense, onde disputou nove partidas, até o final da temporada. Tem contrato com o Cruzeiro justamente até o final do ano, e não deve ser renovado.