O campo sintético da Toca da Raposa I, batizado com o nome do ídolo celeste Dirceu Lopes e inaugurado nesta sexta-feira (7 de junho), tem a mesma tecnologia do gramado sintético da Toca da Raposa II, principal centro de treinamento do clube mineiro. Conforme apurado pela equipe de O TEMPO Sports, a intenção é de que o novo campo possa ser utilizado pelas equipes do sub-20 e sub-17.
Em junho do ano passado, o Cruzeiro inaugurou o campo sintético da Toca da Raposa 2. Segundo o clube, o gramado possui a marca FIFA Quality Pró, podendo receber até quatro sessões de treinamento em um único dia.
"A grama utilizada, do tipo Max S 45, possui 45mm e foi costurada na Itália. O gramado recebeu, ainda, 15cm de amortecimento, preenchido com matéria orgânica, fibra de coco e fragmentos de cortiça", informou a Raposa, na ocasião.
A estrutura na Toca da Raposa II é utilizada por atletas do time sub-20 e sub-17, assim como a equipe profissional feminina.
Inauguração
O novo gramado é inaugurado nesta sexta-feira (7 de junho). Uma partida com ex-jogadores da Raposa será realizada. Segundo apuração de O TEMPO Sports, os times foram convidados por Adilson Batista, que assumiu o cargo de diretor geral das categorias de base.
Entre os presentes, ídolos celeste como: Wilson Piazza, Célio Lúcio, Geraldão, Henrique, Fabrício, Léo, entre outros. Alguns torcedores da Raposa, que aderiram ao programa de sócio, também participam do jogo.
Ainda durante a solenidade, uma placa será entregue em homenagem a Dirceu Lopes, ídolo da equipe mineira.
Eventos na Toca da Raposa
A festividade desta sexta-feira (7) ocorre dois anos após a Toca da Raposa I ser batizada de Centro de Formação Felício Brandi, em homenagem ao ex-presidente do Cruzeiro, responsável pela construção do Centro de Treinamento (CT). Este foi o primeiro CT de um clube no Brasil, algo inédito feito durante a gestão de Brandi, que administrou o clube entre 1961 a 1982.
A homenagem ocorreu em 2020 durante a administração de Sérgio Santos Rodrigues. O ex-presidente foi responsável pela transformação do clube em Sociedade Anônima do Futebol (SAF).