O jogador do Cruzeiro, José Cifuentes é mais uma vítima do golpe do WhatsApp. O meio-campista usou as redes sociais para alertar seus seguidores que alguém vem se passando por ele para pedir dinheiro pelo aplicativo de mensagens. O anúncio foi feito após vitória da celeste sobre o Grêmio pela 16ª rodada do Brasileirão Série A, em Caxias do Sul.
“Gente, tenham muito cuidado com este número, já que ele está se passando por mim”, escreveu o meia do Cruzeiro em suas redes sociais.
Golpe whatsapp
Golpe que José Cifuentes, do Cruzeiro, foi vítima é considerado estelionato. Praticas semelhantes em que os criminosos fingem ser outra pessoa têm sido comuns nos últimos tempos nas redes sociais, principalmente, no whatsapp.
Conforme o artigo 171, caput, do Código Penal, a pena para casos como esse pode resultar em um a cinco anos de prisão, multas substanciais e a obrigação de ressarcir a vítima pelo dinheiro ou bens perdidos.
"Obter, para si ou para outrem, vantagem ilícita, em prejuízo alheio, induzindo ou mantendo alguém em erro, mediante artifício, ardil, ou qualquer outro meio fraudulento: Pena – reclusão, de 1 (um) a 5 (cinco) anos, e multa."