Em sua entrevista coletiva de apresentação, realizada nesta sexta-feira (12/7), o volante Walace, do Cruzeiro, respondeu a dois dos maiores questionamentos feitos pela torcida. Vindo da Europa, ele falou sobre suas principais características em campo e quando deve estrear.
Meio-campista marcador e de boa estatura (1,88 metro), o jogador de 29 anos frisou que seu maior foco é a defesa. "Tenho boa saída de bola, mas meu maior atributo é a marcação. Também me destaco pelo jogo aéreo, tanto defensivo quanto ofensivo", explicou.
No entanto, o ex-jogador da Udinese, da Itália, fez uma ponderação. "Também gosto de ir para frente. Eu jogava em um time que ficava pouco com a bola, pois fazíamos mais jogadas diretas", explicou Walace - a Raposa tende a manter a posse de bola na maioria das partidas.
Desarmes
O baiano se destacou na última temporada europeia pelos seus desarmes. Conforme o site SofaScore, especializado em estatísticas esportivas, Walace cravou a primeira posição em bolas recuperadas durante a temporada 2023/24, que acabou de se encerrar. Estavam na lista 3.401 jogadores dos seguintes campeonatos: italiano, inglês, espanhol, alemão e francês.
Ao todo, ele recuperou 276 bolas em 37 jogos, uma média de 7,5 por partida. Ele também acertou 80% dos passes, deu 66 desarmes e 43 interceptações, além de dois gols marcados.
Estreia
Já regularizado na Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Walace está apto, pelo menos burocraticamente, para jogar oficialmente. No entanto, devido às suas condições físicas, isso ainda demorará mais um pouco.
"Meu último jogo foi em 26 de maio (vitória por 1 a 0 sobre a Fronsinone, pelo Campeonato Italiano). Depois, fiz um procedimento no joelho, fiquei duas semanas afastado e voltei a treinar. Sigo treinando, mas ainda preciso de mais preparação", afirmou.
Neste sábado (13/7), a partir das 16h, o Cruzeiro enfrenta o Red Bull Bragantino, no Independência. Conforme o novo camisa 20, ele deverá estar disponível para o técnico Fernando Seabra a partir da próxima semana - o time pegará o Palmeiras no dia 20 de julho, em São Paulo.