O confronto deste sábado (10/8) no Mineirão entre Cruzeiro e Atlético, pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro, reserva alguns duelos à parte. De um lado, o camisa 10 Matheus Pereira, artilheiro da Raposa na temporada com nove gols. Do outro lado, o meia Gustavo Scarpa, líder de assistências do Galo na competição nacional, com cinco passes para gol. Quem tem mais chances de brilhar no clássico?
Neste ano, Pereira marcou nove gols e distribuiu 12 assistências em 37 jogos. Já Scarpa atuou 38 vezes, tendo balançado as redes oito vezes e contribuído com sete passes para gols. Os dois são titulares incontestáveis de suas equipes e estarão em campo no Gigante da Pampulha.
Matheus Pereira
Contratado em julho de 2023 por empréstimo junto ao Al Hilal, da Arábia Saudita, Matheus Pereira logo se destacou, mas só foi cair nas graças neste ano. Ainda na gestão de Ronaldo Fenômeno, a China Azul praticamente implorava para que ele fosse comprado.
Em junho, isso acabou acontecendo, já sob o comando de Pedro Lourenço, que desde o ano passado ajudava Nazário nos pagamentos ao atleta. O camisa 10 assinou contrato até o meio de 2026.
Nesta temporada, se tornou o principal nome do time, que recentemente foi incrementado com reforços de nível internacional. Já são 37 jogos disputados, 9 gols marcados e 12 assistências concedidas, sendo o líder nesses quesitos.
Matheus Pereira participou de cinco clássicos contra o Atlético, tendo duas vitórias, duas derrotas e um empate. O meia ainda não marcou contra o Galo e tem uma assistência no confronto.
Gustavo Scarpa
Em quatro clássicos disputados contra o Cruzeiro, o meia Gustavo Scarpa tem duas vitórias, uma derrota e um empate. Ele marcou um gol e deu duas assistências no confronto.
O primeiro duelo contra a Raposa foi no dia 3 de fevereiro deste ano, na vitória celeste por 2 a 0, na Arena MRV, pela segunda rodada do Campeonato Mineiro. O camisa 6 alvinegro teve atuação discreta e foi substituído aos 22 minutos do segundo tempo.
A segunda participação de Scarpa diante do Cruzeiro foi no empate em 2 a 2, na Arena MRV, pelo primeiro jogo da final do estadual. Na oportunidade, o jogador atleticano começou no banco de reservas e entrou apenas aos 45 minutos da etapa final.
O protagonismo do meia contra o maior rival começou a aparecer no segundo jogo da decisão do Campeonato Mineiro, na vitória atleticana por 3 a 1, em pleno Mineirão tomado pela torcida cruzeirense. Scarpa entrou aos 22 minutos do segundo tempo e fez o terceiro gol que garantiu o título ao Galo.
Já consolidado como titular no time do técnico Gabriel Milito, o armador foi decisivo na vitória atleticana por 3 a 0, na Arena MRV, pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro. Ele distribuiu duas assistências para os gols de Zaracho e Guilherme Arana e ainda teve participação efetiva no gol de Paulinho.