Nem o apoio de mais de 44 mil torcedores nas arquibancadas e um time praticamente reserva do outro lado fizeram o Cruzeiro sair do Mineirão com uma vitória na noite deste domingo (15/9). Pelo Brasileirão Série A, o time perdeu para o São Paulo por 1 a 0.

Devido à Data-Fifa, a equipe de Seabra pôde descansar e se preparar para essa partida por duas semanas, no entanto, o tempo parece que fez mal ao elenco. Ineficiente no ataque, a Raposa se viu dominada pelo adversário.

Com esse resultado, o Cruzeiro foi ultrapassado pelo próprio Tricolor na tabela — ambos estavam em 5º e 6º lugares, respectivamente, com 41 pontos. Agora, os mineiros se veem fora do G-6.

Diversos cartões amarelos foram distribuídos. Foto: Fred Magno/O TEMPO

Na escalação celeste, uma surpresa: o jovem meia Vitinho (que saiu de campo lesionado) iniciou a partida como titular, no teórico lugar do atacante Lautaro Díaz (suplente). Devido a dores no tornozelo esquerdo, Álvaro Barreal não foi relacionado.

Por outro lado, os tricolores estavam com um time recheado de atletas considerados reservas, devido a compromisso no meio da semana contra o Botafogo, pela Libertadores. Lucas nem viajou, enquanto Rafael, Luiz Gustavo, Calleri e Luciano ficaram no banco. 

O jogo

Os minutos iniciais já indicavam que o duelo não seria fácil para a Raposa, já que o Tricolor foi em busca do gol sem tomar conhecimento. Aliás, as melhores chances do primeiro tempo foram dos mandantes.

Aos 7 minutos, o São Paulo balançou as redes, mas o lance estava irregular. Com a defesa adversária bem postada, o Cruzeiro encontrou dificuldade em infiltrar; a maioria das jogadas era pelo meio, passando por Matheus Pereira.

Kaio Jorge em disputa de bola. Foto: Fred Magno/O TEMPO

Sem alterações de peças, o segundo tempo parecia o primeiro, até acontecer o que já era esperado: gol dos visitantes. Após mais um erro no meio, o São Paulo saiu em contra-ataque; o jovem William Gomes recebeu em velocidade pela esquerda e bateu na saída de Cássio para abrir o placar.

Com o decorrer da segunda etapa, o São Paulo se fechou ainda mais, e o Cruzeiro demonstrou falta de criatividade e de eficiência para correr atrás do prejuízo. No fim, vaias e xingamentos ao time, e, especialmente, a Seabra.

Futuro

Agora, o Cruzeiro volta as suas atenções para a Copa Sul-Americana, onde está nas quartas de final e duela com o Libertad, do Paraguai. Pela ida, fora de casa, os times se enfrentam na próxima quinta-feira (19/9), às 21h30.

Já pelo Brasileirão, outro embate longe de Belo Horizonte. No domingo (22/9), a Raposa encara o Cuiabá, clube que está na zona de rebaixamento, a partir das 18h30.

Ficha técnica

O quê: Cruzeiro 0 × 1 São Paulo

Motivo: 26ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro

Quando: domingo, 15 de setembro de 2024, às 18h30 (de Brasília)

Onde: estádio Mineirão, em Belo Horizonte

Cruzeiro: Cássio; William, Zé Ivaldo, João Marcelo e Marlon (Kaiki); Lucas Romero (Fabrizio Peralta), Walace (Lautaro Díaz), Matheus Henrique (Mateus Vital), Matheus Pereira e Vitinho (Veron); Kaio Jorge. Técnico: Fernando Seabra

São Paulo: Jandrei, Igor Vinicius (Alan Franco), Ruan, Ferraresi e Sabino; Santi Longo (Luiz Gustavo), Marcos Antônio e Michel Araújo (Rodriguinho); André Silva, William Gomes (Jamal) e Erick (Wellington Rato). Técnico: Luis Zubeldía

Arbitragem: Wilton Pereira Sampaio (GO); Bruno Raphael Pires (GO) e Eduardo Goncalves da Cruz (MS). VAR: Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro (RN)

Gol: William Gomes aos 13' do 2ºT (SAO)

Cartões amarelos: Kaio, Matheus Henrique, Romero e Veron (CRU); Ferraresi, Michel Araújo e André Silva (SAO)

Público: 44.743

Renda: R$ 1.884.748,00