O Cruzeiro estreia nesta quinta-feira (2) na Copa São Paulo de Futebol Júnior, tradicional vitrine do futebol brasileiro. O adversário é o Real Brasília, do Distrito Federal, e o jogo acontece às 18h, com transmissão da Cazé TV.

O time celeste está no grupo 13, com sede em São Carlos, que tem ainda o clube local (São Paulo), e o Imperatriz, do Maranhão. Os dois fazem o confronto das 15h45 e pode ser visto pelo canal da Federação Paulista no YouTube.

Depois de enfrentar o Real Brasília, o time mineiro joga contra o Imperatriz, no domingo (5), às 21h30, com transmissão do SporTV, e depois o São Carlos, na quarta-feira (8), às 17h, pela CazéTV.

Principal competição de base do futebol brasileiro, chegando à 55ª edição, o Cruzeiro busca o bicampeonato. O clube já levantou o troféu em 2007, vencendo o São Paulo, quando revelou nomes como o goleiro Rafael e o atacante Guilherme.

No ano passado, o Cruzeiro chegou à decisão, mas perdeu a taça para o Corinthians. O time já participou de outras duas finais - em 1996, tendo sido superado pelo América, e em 2002, derrotado pela Portuguesa.

O técnico Luciano Dias destaca que o time reúne várias gerações e é preciso muito treinamento e conversa para deixar o grupo bem afinado. "Estou buscando deixá-los à vontade para que a gente possa o mais rápido possível ter uma integração geral do grupo", comenta.

"Esse é um processo natural, onde eu procuro conversar muito individualmente com os atletas também para poder conhecê-los melhor e passar confiança. Claro que temos que entender que é um grupo novo, que a gente está fazendo uma reformulação. É preciso ter um pouquinho de paciência", registra.

A Copinha reúne 128 clubes divididos em 32 grupos. Os dois melhores de cada chave avançam à fase de mata-mata, com a final acontecendo no dia 25, na Mercado Livre Arena Pacaembu, em São Paulo. O local volta a ser palco da grande decisão após cinco anos.