O atacante Gabigol, novo camisa 9 do Cruzeiro, é o jogador com mais gols nas últimas dez edições da Copa Libertadores. Conforme levantamento da Conmebol, ele marcou 31 gols na competição continental. O segundo colocado é colombiano Miguel Borja, com 30. Os dados consideram as edições entre 2014 e 2024.
O top 5 de artilheiros da Libertadores tem ainda outros três jogadores brasileiros. O atacante Pedro, do Flamengo, é o terceiro, com 24 gols marcados. Rony, do Palmeiras, é o quarto com 23, e Bruno Henrique, do Flamengo, o quinto colocado com 22 tentos.
Gabigol foi campeão da Libertadores em 2019 e 2022. Ele vestia a camisa do Flamengo quando conquistou o torneio continental. Em 2019, na final contra o River Plate, da Argentina, ele marcou os dois gols da vitória de virada do rubro-negro. O clube carioca ergueu a taça ao vencer o confronto por 2 a 1.
O atacante também foi o autor do gol que garantiu o título do Flamengo em 2022. O rubro-negro superou o Athletico Paranaense por 1 a 0 na decisão. Gabigol balançou as redes nos acréscimos do primeiro tempo.