Leonardo Jardim está há pouco tempo no Cruzeiro, mas já enfrenta a pressão por resultados positivos. Com apenas três jogos, ele herdou o trabalho do contestado Fernando Diniz e ainda não venceu, acumulando uma derrota e dois empates que culminaram com a eliminação precoce no Campeonato Mineiro para o América, deixando livre aos rivais o caminho do título que a equipe celeste não conquista desde 2019, amargando um jejum cada vez mais incômodo para a sua apaixonada torcida. 

Embora tenha nascido na Venezuela, Jardim voltou ainda muito jovem para Portugal, país de origem de seus pais, onde se formou como adulto e fez toda a sua carreira no futebol, treinando equipes como Braga e Sporting, alternando passagens pelo Olympiacos da Grécia e o Monaco da França. O treinador chegou ao Cruzeiro depois de treinar o Al Ain dos Emirados Árabes. 

A primeira vez que o Cruzeiro apostou em um treinador português foi em 2016, com Paulo Bento, e a experiência não foi nada boa. Respaldado por trabalhos de longo prazo no Sporting e na Seleção de Portugal, o comandante deixou muito a desejar e largou a equipe na penúltima colocação do Campeonato Brasileiro, correndo sério risco de rebaixamento. Ao todo, Bento comandou a equipe em 17 jogos, somando apenas seis triunfos. 

Em 2023, o Cruzeiro, sob a gestão de Ronaldo Fenômeno, voltou a recorrer a um treinador português, de perfil bem diferente do anterior. Pepa, ao contrário de Bento, chegou à Raposa para a primeira grande oportunidade na carreira, substituindo o uruguaio Paulo Pezzolano, que depois de levar o clube de volta à primeira divisão trocou o Cruzeiro pelo Valladolid da Espanha, também administrado por Ronaldo. 

No comando de um reformulado Cruzeiro, Pepa começou bem, mas o trabalho desandou e, com a falta de resultados, a diretoria optou pela demissão após 25 partidas, com 7 vitórias, 8 empates e 10 derrotas, embora o desempenho em campo não fosse de todo ruim. A troca de Pepa por Zé Ricardo se demonstrou equivocada e o Cruzeiro só escapou do rebaixamento nas rodadas finais, sob o comando de Paulo Autuori.