A temporada do Cruzeiro foi prejudicada pela troca de treinadores, e a diretoria buscou a correção de rota com o ‘carro em movimento’. Em pouco mais de três meses, o clube demitiu Fernando Diniz, usou Wesley Carvalho interinamente até acertar com Leonardo Jardim. O treinador português chegou à Toca há um mês e dirigiu o time em quatro partidas, sendo um amistoso, nesse sábado (22), contra o Red Bull Bragantino, quando houve empate em 1 a 1.

A partir de agora, a comissão técnica estrelada não terá muito tempo disponível para os acertos. Tudo que precisar ser feito, ocorrerá nos intervalos entre os jogos. Esta semana será a última que terá livre para trabalhar a equipe. Na sequência, uma maratona de nove partidas em um mês.

“Esta é a última semana que poderemos treinar carga. Depois, vamos jogar de três em três dias, de quatro em quatro dias. Contudo, não vamos deixar de trabalhar. Vamos focar os aspectos relacionados com estratégias, correção de erros, bolas paradas, estudar os adversários”, projeta Jardim.

A sequência de compromissos da Raposa terá início no próximo sábado (29), quando estreia no Campeonato Brasileiro contra o Mirassol, às 18h30, no Mineirão. Posteriormente, serão mais oito partidas, finalizando contra o Vasco, em 27 de abril, no Mineirão. Neste  período, serão cinco viagens, incluindo dois deslocamentos internacionais, para Santa Fé, na Argentina, e Santiago, no Chile.  (confira abaixo a lista de jogos)

A estratégia, aponta o treinador estrelado, é direcionar os treinamentos, de acordo com o desgaste dos atletas. 

“Não teremos semanas livres, mas o trabalho é contínuo. Vamos trabalhar dentro do período de jogos, mas de forma diferente. Não podemos forçar os trabalhos físicos para quem estiver atuando mais, mas os outros precisam estar preparados. Às vezes, o atleta não joga um, dois jogos, mas tem de estar pronto (para quando for escalado)”, observa Leonardo Jardim.

A maratona cruzeirense entre 29 de março e 27 de abril:

  • Sábado (29/3) - Mirassol, no Mineirão - Campeonato Brasileiro
  • Terça-feira (1º/4) - Union Santa Fé, na Argentina - Copa Sul-Americana
  • Domingo (6) - Internacional, em Porto Alegre - Copa Sul-Americana 
  • Quarta (9) - Mushuc Runa, no Mineirão - Copa Sul-Americana
  • Domingo (13) - São Paulo, em São Paulo - Campeonato Brasileiro
  • Quarta (16) - Bahia, no Mineirão - Campeonato Brasileiro
  • Domingo (20) - Bragantino, em Bragança Paulista - Campeonato Brasileiro
  • Quinta (24) - Palestino, no Chile - Copa Sul-Americana
  • Domingo (27) - Vasco, no Mineirão - Campeonato Brasileiro