O jogo tem caráter amistoso, mas quando estão em campo dois grandes clubes do país, o resultado é importante, especialmente quando do outro lado está o atual campeão brasileiro. Por isso, a partida do Cruzeiro contra o Botafogo, no próximo sábado (15), no estádio Nillton Santos, no Rio de Janeiro, chama a atenção. O jogo foi confirmado neste sábado (8).

Para os dois times, pode ser um sinal de redenção pelo péssimo início de temporada. Os cariocas não conseguiram sequer se classficar para as seminfinais do estadual, enquanto os mineiros pararam no América e ficaram de fora da final com o Atlético. 

O Botafogo estreia o técnico português Renato Paiva, após iniciar o ano com interinos depois o campeão Artur Jorge não prosseguir com com a equipe em 2025. Do outro lado, o Cruzeiro também terá um português: Leonardo Jardim. Apesar de ter feito três oficiais pelo Campeonato Mineiro, sem vencer nenhum, o amistoso tem sabor de estreia, já que ganhou mais de um mês para ajustar o time para as próximas competições.

Diante do alvinegro do Rio de Janeiro, o Cruzeiro conta um retrospecto muito favorável. Em jogos oficiais, não perde desde novembro de 2016, no Mineirão, quando foi derrotado por 2 a 0, em casa, pelo Campeonato Brasileiro. De lá para cá foram 13 partidas, com cinco vitórias e oito empates. 

No ano passado, pelo Brasileiro, o Cruzeiro venceu os dois confrontos contra o campeão. Na turno, foi 3 a 2, em Belo Horizonte. No returno, 3 a 0, fora de casa.