Vindo de três derrotas consecutivas e uma crise instaurada no clube, um empate neste domingo (13/4) era considerado um alívio por parte da torcida do Cruzeiro – e foi o que aconteceu. Atuando fora de casa, o time ficou no 1 a 1 com o São Paulo, em jogo válido pela 3ª rodada do Brasileirão Série A.
Após falas polêmicas do dono da SAF, vexame diante de um desconhecido clube equatoriano no Mineirão e protesto de organizadas contra a gestão, uma atuação digna nesta noite já pode ser vista como uma resposta. Desfalcada, a Raposa dominou grande parte do embate, frente a um adversário em momento também ruim.
Os gols foram marcados na segunda etapa: Ferreira, do time paulista, abriu o placar; já Kaio Jorge empatou. Com esse resultado, o Cruzeiro permanece no meio da tabela, com 4 pontos, enquanto o São Paulo beira a zona de rebaixamento, com 3.
Mesmo sem poder contar com o zagueiro Jonathan Jesus e com o volante Matheus Henrique, o treinador Leonardo Jardim conseguiu surpreender na escalação. Ele tirou dos 11 iniciais os titulares William, Dudu e Gabigol – que nem sequer entrou –, o que parece ter surtido algum efeito.
O jogo
Ao contrário do esperado, foram os mandantes que impuseram ritmo ao jogo no início, apesar de serem raras as boas chances de gol. Por outro lado, os mandantes também tinham dificuldade em oferecer perigo, mas com menos posse de bola.
Assim começou o segundo tempo. No entanto, o São Paulo logo fez o que faltava para animar o duelo: gol. Aos 6 minutos, Cédric cruzou da direita para Ferreira, que, nas costas de Fagner, cabeceou no canto de Cássio.
A Raposa tentou reagir, mas tinha problemas em agredir o adversário. Um lance de perigo foi uma cabeçada de Villalba após escanteio, quando encobriu Rafael e meteu no travessão. Mas logo depois, veio o empate.
Pereira cobriu escanteio da esquerda; Kaiki cabeceou e Kaio Jorge, entre a defesa, conseguiu empurrar para o fundo das redes. Após isso, a partida ficou mais 'quente', especialmente com as alterações, mas o placar não se alterou.
Futuro
Sem jogo da Copa Sul-Americana nesta semana, o Cruzeiro mantém seu foco no Brasileiro. Na próxima quinta-feira (17/4), o time enfrenta o Bahia, no Mineirão, a partir das 21h30.
Ficha técnica
O quê: São Paulo 1 x 1 Cruzeiro
Motivo: 3ª rodada do Campeonato Brasileiro Série A
Onde: MorumBIS, em São Paulo
Quando: domingo, 13 de abril de 2025, às 17h30 (de Brasília)
São Paulo: Rafael; Cédric Soares, Ruan, Alan Franco e Enzo Díaz (Wendell); Marcos Antônio, Alisson (Matheus Alves) Lucas Ferreira; Luciano (Bobadilla), Ferreira (Ryan Francisco) e André Silva. Técnico: Maxi Cuberas
Cruzeiro: Cássio; Fagner, Fabrício Bruno, Lucas Villalba e Kaiki Bruno; Lucas Romero, Lucas Silva (Walace), Christian (Dudu) e Matheus Pereira (Eduardo); Wanderson (Marquinhos) e Kaio Jorge (Lautaro Díaz). Técnico: Leonardo Jardim
Arbitragem: Rodrigo José Pereira de Lima (PE); Bruno Raphael Pires (GO) e Francisco Chaves Bezerra Júnior (PE). VAR: Gilberto Rodrigues Castro Júnior (PE)
Gols: Ferreira, aos 6' do 2ºT (SAO); Kaio, aos 19' do 2ºT (CRU)
Cartões amarelos: Alisson, Enzo, André, Marcos e Matheus (SAO); Kaiki, Kaio, Pereira, Romero, Fagner e Fabrício (CRU)
Público: 37.566