O Cruzeiro deve definir nesta semana o futuro do atacante Dudu. O jogador está envolvido em uma polêmica desde que se queixou de ter ido para o banco de reservas da Raposa. Após a declaração, o atleta foi afastado do time, e já circulam rumores sobre seu futuro no clube.

Conforme apurado por O TEMPO Sports, a diretoria estrelada deve se reunir com o atacante e também com o staff do atleta, para conversar sobre a situação. Na reunião, as partes vão definir se o jogador permanece na Toca da Raposa ou se é melhor uma negociação, seja por empréstimo ou em definitivo. 

Leonardo Jardim define quem viaja ou não

Também conforme apurado por O TEMPO Sports, a decisão de não levar Dudu para o jogo contra o Vasco foi do técnico Leonardo Jardim. Informações de bastidores dão conta de que o comandante celeste tem autonomia para decidir quem viaja ou não com a delegação para as partidas. A cúpula estrelada, segundo apurado pela reportagem, não tem interferência nessas decisões. 

Dudu no Cruzeiro 

Desde que retornou ao Cruzeiro, Dudu jogou 17 partidas pela Raposa em 2025. Foram nove jogos do atacante pelo Campeonato Mineiro, cinco pelo Campeonato Brasileiro e três pela Copa Sul-Americana. Ao todo, o camisa 7 marcou dois gols na temporada, média de 0,12 por partida. Dudu ainda não deu nenhuma assistência em 2025. 

Nos últimos jogos, Dudu tem frequentado mais o banco de reservas do que o gramado. O jogador começou de fora nos duelos contra São Paulo, Bahia e Bragantino, pelo Campeonato Brasileiro. O camisa 7 voltou a iniciar um jogo como titular contra o Palestino-CHI, na Copa Sul-Americana, mas foi uma partida em que o técnico Leonardo Jardim enviou a campo um time alternativo. 

O início de tudo 

Toda a polêmica começou na zona mista após o jogo contra o Palestino-CHI, pela 3ª rodada da Copa Sul-Americana. Depois da derrota por 2 a 1, Dudu foi um dos atletas a falar com a imprensa. Na entrevista coletiva, o atacante questionou o fato de ter perdido o lugar no time titular.  

"Eu não me sinto bem. É ruim quando você é titular praticamente a vida toda e se torna reserva. Você tem que se adaptar a isso. No meu modo de ver, eu estava vindo de uma sequência boa. Não sei porque o treinador fez essa opção de ter me tirado do time, mas respeito. É trabalhar para retomar a posição", disse.  

Após a declaração, Dudu foi cortado da partida contra o Vasco, pelo Campeonato Brasileiro. O jogador nem permaneceu com a equipe em Uberlândia, local do confronto, e retornou a Belo Horizonte.  

Um vídeo do dono da SAF do Cruzeiro, Pedro Lourenço, colocou ainda mais lenha na fogueira. Uma filmagem que circula nas redes sociais mostra o empresário supostamente indicando que Dudu não permaneceria no clube. No vídeo, Pedrinho está no gramado do Parque do Sabiá e, ao ser questionado por torcedores sobre Dudu, faz um gesto de ‘sair’ com a mão.