Após mais de 100 dias longe dos gramados, o volante Matheus Henrique voltou a atuar com a camisa do Cruzeiro em um jogo oficial. Recuperado de uma lesão no ligamento do menisco do joelho direito, o atleta entrou no segundo tempo da derrota celeste para o Ceará por 2 a 1, no último domingo (27), pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro. Matheusinho se lesionou no dia 9 de abril, diante do Mushuc Runa (EQU), no Mineirão, pela 2ª rodada da fase de grupos da Copa Sul-Americana.
O retorno do jogador ocorre em um momento no qual a Raposa começa a sentir o desgaste físico dos jogos e ter necessidade de ‘rodar’ o elenco. No jogo do último domingo (27), por exemplo, Christian foi poupado exatamente por tendência maior de se lesionar, e Eduardo foi o quarto homem do meio de campo.
O capitão do time, Lucas Silva, inclusive admite a chance de os atletas sentirem cansaço nos próximos jogos e reforça que Leonardo Jardim deve revezar alguns atletas. “O Jardim vai fazer essa rotação muito bem-feita, para que a gente não perca a dinâmica, a intensidade, algo marcante do nosso time. Pode acontecer para os próximos jogos, porque, a cada dois, três dias, nós temos partidas de alta intensidade”, afirmou.
Com a volta de Matheus Henrique, o meio de campo celeste ganha mais uma opção para este rodízio. Porém o técnico Leonardo Jardim prega cautela com o retorno do volante. O português alerta para a condição física de Matheus Henrique, que ainda está abaixo do ideal, e lamenta a falta de tempo hábil para fazer um trabalho de readaptação do jogador da maneira mais adequada.
“O Matheus é um jogador importante para nós, mas com certeza, com esta maratona de jogos de três em três dias, não há muito tempo para treinar. A gente verificou que hoje (domingo, 27) ele entrou e o ritmo estava diferente do que ele realmente faz. Mas temos que gerir desta forma, aos poucos, dando alguns minutos. Quando houve a parada, ele ainda não estava recuperado e não pôde fazer aqueles 20 dias de treino para ter outra capacidade”, salientou.
A expectativa de Leonardo Jardim é usar o mês de agosto, que tem previsão de menos jogos, para deixar Matheus Henrique ‘nos trinques’. Por enquanto, ressalta o treinador, o meio-campista será escalado aos poucos. “Agora vamos tentar gerir desta forma, com treinos e algumas entradas. E penso que a partir de agosto vai ter mais espaço entre os jogos, mais treinos, para fazer o que é importante para ele”, pontuou.
Concorrentes
No plantel do Cruzeiro, os atletas que mais se aproximam de Matheus Henrique em termos de posição, função e características são Lucas Silva e Christian. Seriam eles, portanto, os principais concorrentes do camisa 97. Na avaliação do comentarista O TEMPO Sports, Daniel Seabra, Lucas seria o jogador a ser sacado, caso Matheusinho volte a atuar no nível apresentado antes da lesão.
“É um cara que ajuda na marcação e sabe sair para o jogo, o Lucas Silva tem feito isso muito bem. Ajuda ali no meio de campo, fechando com o Romero, bate para o gol, pisa na área toda hora, ajuda também o Matheus Pereira no ataque. Então eu acho que se fosse para tirar, seria o Lucas Silva”, opina.
Já a comentarista O TEMPO Sports, Dimara Oliveira, entende que Christian é o atleta com o qual Matheusinho se assemelha mais em termos de estilo de jogo, sendo ele portanto o mais ameaçado pela volta do camisa 97.
Além de avaliar que Matheus é um jogador de mais velocidade e vigor, características mais próximas de Christian, a analista aponta a liderança de Lucas Silva dentro de campo como um trunfo do capitão celeste. Porém Dimara não descarta que, de repente, Matheus Henrique seja encaixado na equipe junto com Christian e Lucas Silva.
“O Lucas Silva e o Romero são os volantes da confiança do Jardim, ele já deixou muito claro. Lucas Silva é o capitão da equipe. Mas o Jardim por característica, às vezes faz com que o jogador atue em várias funções em campo. Às vezes pensamos que Lucas, Christian e Matheus não vão jogar juntos, mas vão, porque depende da função que ele for fazer em campo”, ponderou a comentarista de O TEMPO Sports.