Adversário do Cruzeiro no Grupo E da Copa Sul-Americana, o Mushuc Runa, do Equador, está apenas na terceira competição internacional de sua história, mas conta com jogadores que já tiveram a experiência de atuar inclusive no Brasil. Um deles até mesmo no próprio Mineirão, palco da partida entre as equipes nesta quarta-feira (9), pela segunda rodada da competição.

No atual elenco do Mushuc Runa, cinco jogadores já defenderam equipes brasileiras: os equatorianos Carlos Orejuela, Cristian Penilla e Bryan Angulo e os bolivianos Haquín e Bruno Miranda.

Do grupo, o que teve mais oportunidades no futebol brasileiro foi o atacante Carlos Orejuela. Hoje com 32 anos, ele atuou no país em 2022, tendo disputado 28 partidas no total de suas passagens por Ferroviária, Chapecoense e Azuriz.

Pela Chape, chegou a enfrentar o Cruzeiro naquela temporada, em Chapecó, quando a Raposa venceu a partida fora de casa por 2 a 0, com gols de Edu e Geovane Jeus.

Outro que chegou a atuar com mais regularidade no futebol brasileiro foi o também atacante Bryan Ângulo, que defendeu o Santos em 2022, tendo atuado em 24 partidas (Copa do Brasil, Sul-Americana e Brasileirão).

Ele foi o único dos jogadores do Mushuc Runa a já ter atuado no Mineirão: no Brasileirão daquele ano foi titular do Santos na partida contra o Atlético, que terminou empatada em 1x1.

Do elenco do Mushuc Runa, o atacante Cristian Penilla foi o primeiro atuar no Brasil, pela Chapecoense, em 2017, mas disputou apenas 14 jogos, sem marcar gols ou dar assistências.

O também atacante Bruno Miranda teve breve passagem pelo Guarani em 2022, mas pouco atuou, entrando em apenas quatro partidas da Série B do Brasileiro.

Por fim, o zagueiro Haquín defendeu a Ponte Preta no ano passado, tendo atuado em 13 partidas (Paulistão e Série B).

Jogadores do Mushuc Runa que já atuaram no Brasil

Haquín (27 anos, 1,90m) - zagueiro boliviano
Atuou na Ponte Preta em 2024

Carlos Orejuela (32 anos, 1,73m) - atacante equatoriano
Atuou por Ferroviária, Chapecoense e Azuriz em 2022

Cristian Penilla (33 anos, 1,74m) - atacante equatoriano
Atuou pela Chapecoense em 2017

Bryan Ângulo (29 anos, 1,83m) - atacante equatoriano
Atuou pelo Santos em 2022

Bruno Miranda (27 anos, 1,78m) - atacante boliviano
Atuou no Guarani em 2022