Um dos reforços contratados pelo Cruzeiro para a temporada, o meia Rodriguinho terá nesta quarta-feira (14), diante do Palestino, no Mineirão, apenas a sua terceira chance como titular da Raposa. E quer mostrar serviço para fazer valer a 'promessa' feito pelo técnico Leonardo Jardim.
No final de abril, o comandante português, ao ser questionado sobre Rodriguinho, afirmou que o meia "jogaria mais vezes ao longo da temporada", mas ressaltou o fato de o atleta ainda estar em uma espécie de processo de 'adaptação'.
“Ele é um jogador que no ano passado estava numa divisão mais baixa (Série B). É um jogador em quem acreditamos, que está trabalhando bem. Vão aparecer no momento certo as oportunidades para ele demonstrar suas competências", afirmou Jardim sobre o jogador que na temporada passada defendeu o América, tendo marcado quatro gols e dado quatro assistências em 25 jogos.
Naquela ocasião, Jardim projetava mais oportunidades a Rodriguinho em função de possíveis lesões. “Sabemos que a temporada é longa, vai haver jogadores da mesma posição que vão estar lesionados, e as oportunidades vão aparecer. Nós acreditamos nele, como acreditamos em todos os outros jovens que estão no elenco”, acrescentou o comandante celeste.
Só que a oportunidade surge agora em outro contexto. Como o Cruzeiro já não tem mais chances de classificação à próxima fase da Sul-Americana, Jardim e sua comissão técnica optaram por mandar a campo uma equipe 'alternativa' diante do Palestino.
Os outros dois jogos de Rodriguinho como titular do Cruzeiro foram justamente na Sul-Americana, na derrota de 2x1 para o Palestino, no Chile, e no empate em 1 a 1 com o Mushuc Runa, do Equador. Em ambos, ele acabou substituído antes ante dos 20 minutos do segundo tempo.
No total, Rodriguinho disputou apenas seis partidas com a camisa celeste, mas não ficou em campo sequer 180 minutos (confira quadro ao final desta matéria).
No Mineiro, entrou nos minutos finais contra o Tombense, na primeira rodada, quando o técnico ainda era Fernando Diniz e os titulares foram preservados. No Estadual, também atuou diante do Democrata-GV, partida que marcou estreia de Leonardo Jardim.
No Brasileiro, Rodriguinho entrou apenas no final da partida contra o Internacional, em Porto Alegre, quando o time celeste perdia por 2 a 0. No minuto seguinte, a Raposa sofreu o terceiro gol.
Rodriguinho pelo Cruzeiro:
Mineiro - 2 jogos - 30 minutos em campo
Brasileiro - 1 jogo - 14 minutos em campo
Sul-Americana - 3 jogos - 131 minutos em campo
Todos os jogos:
19/1 - Cruzeiro 1x0 Tombense - 12 minutos em campo
12/2 - Democrata-GV 2x1 Cruzeiro - 18 minutos em campo
06/4 - Internacional 3x0 Cruzeiro - 14 minutos em campo
09/4 - Cruzeiro 1x2 Mushuc Runa - 8 minutos em campo
24/4 - Palestino 2x1 Cruzeiro - 63 minutos em campo
07/5 - Mushuc Runa 1x1 Cruzeiro - 60 minutos em campo
Total: 6 jogos - 175 minutos em campo