O próximo domingo (13) vai marcar mais um reencontro do Cruzeiro com o técnico Mano Menezes. Com duas passagens e três títulos pela Toca da Raposa II, o atual comandante do Grêmio volta ao Gigante da Pampulha para enfrentar a Raposa pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro. Para retomar o torneio com o pé direito, o time de Leonardo Jardim tentará encerrar um tabu contra Mano.

A última vez em que o Cruzeiro venceu uma equipe comandada por Mano Menezes foi em 2013, mais de 11 anos atrás. Mano comandava o Flamengo, que no dia 8 de setembro daquele ano foi derrotado pelo Cruzeiro por 1 a 0, no Mineirão, pela 19ª rodada do Brasileirão - gol do meia Ricardo Goulart.  

Depois daquela partida, Mano Menezes não foi mais derrotado pela Raposa. O comandante enfrentou a equipe azul e branca em outros cinco duelos desde então (dois pelo Corinthians, um pelo Palmeiras, um pelo Internacional e um pelo Fluminense). O treinador gaúcho venceu quatro e empatou um.

Mano carrasco?

Considerando todos os duelos de Mano Menezes contra o Cruzeiro, os números mostram uma disputa acirrada, mas com vantagem para o treinador. O técnico gaúcho enfrentou a equipe estrelada em 14 partidas até hoje e venceu sete desses jogos. 

Um deles foi exatamente na última vez em que Mano enfrentou o Cruzeiro no Mineirão, local da partida de domingo. No dia 8 de outubro de 2014, pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Corinthians de Mano Menezes venceu o time azul por 1 a 0 - gol do atacante Luciano.

Em contrapartida, em seis duelos Mano saiu derrotado pela equipe estrelada. Houve ainda uma partida que ficou no empate. O último encontro entre Mano e Cruzeiro foi no ano passado, quando o treinador estava no Fluminense, e foi ele quem levou a melhor: vitória tricolor por 1 a 0 no Maracanã, pela 29ª rodada do Brasileirão - gol do atacante colombiano Jhon Arias.