A ida do Cruzeiro para a liderança do Campeonato Brasileiro marca o fim de um jejum de mais de dez anos. A vitória por 2 a 0 sobre o Fluminense nesta quinta-feira (17), pela 14ª rodada do torneio, levou a Raposa à ponta do Brasileirão, posição que o time celeste não ocupava desde 2014. 

A última vez em que o Cruzeiro havia terminado uma rodada como líder do Brasileirão foi no dia 7 de dezembro de 2014, no encerramento do campeonato. Campeã daquela edição, a Raposa encerrou o torneio com 80 pontos. Desde então, nunca mais a equipe azul sentiu o gosto do primeiro lugar da classificação. 

Após o Brasileiro de 2014, foram 393 rodadas seguidas sem que o Cruzeiro ocupasse o primeiro lugar da tabela na Série A. O mais perto que a Raposa chegou da liderança neste período foi na terceira rodada do Brasileirão de 2017. Naquela ocasião, o time estrelado terminou a rodada na vice-liderança, com sete pontos, abaixo apenas da Chapecoense.   

Vale lembrar que, em 2020, 2021 e 2022, o Cruzeiro disputou a Série B do Campeonato Brasileiro. Por isso, nem mesmo conseguiu brigar pela liderança na Série A.

Flamengo com um jogo a menos

No cenário atual, a liderança do Cruzeiro ainda é provisória. Isso porque o Rubro-Negro tem um jogo a menos por ter disputado a Copa do Mundo de Clubes da Fifa. Como a diferença entre Raposa e Urubu no momento é de apenas três pontos, uma vitória na partida pendente devolve a liderança ao time da Gávea. 

Para permanecer líder independentemente de ter um jogo a mais, o Cruzeiro teria que abrir uma vantagem de ao menos quatro pontos sobre o Flamengo. No próximo domingo (20), os dois times voltam a campo. Enquanto a equipe celeste pega o Juventude, no Mineirão, o Rubro-Negro tem clássico contra o Fluminense, no Maracanã.