Cruzeiro se garantiu na liderança do Campeonato Brasileiro por mais uma rodada. Na tarde deste domingo (20), mesmo com um time consideravelmente modificado - quatro alterações entre os jogadores de linha -, a equipe celeste não tomou conhecimento do Juventude e venceu o Juventude por 4 a 0, pela 15ª rodada do torneio. O triunfo fez a festa dos mais de 50 mil cruzeirenses que foram ao Mineirão, palco do duelo.

Com o Juventude adotando uma estratégia de se fechar e aguardar o contra-golpe, a bola ficou mais com o Cruzeiro. A Raposa investia muito nos jogo pelas laterais e cruzamentos, mas os levantamentos não achavam a cabeça de nenhum atleta celeste, o que deixou a primeira metade do primeiro tempo sem grandes emoções. 

A equipe azul então tentou variar as jogadas, com ataques pelo meio. Mas, por ironia, foi exatamente pelos lados (por onde as coisas não fluiram) que o Cruzeiro cegou ao gol, aos 39 minutos. Marquinhos cruzou rasteiro e, após Kaio Jorge tentar uma bicicleta, Christian, na pequena área, desviou pras redes, levando o Mineirão à loucura.

No segundo tempo, em desvantagem, o Juventude saiu mais para o ataque, cedendo mais espaços para o Cruzeiro. E ao seu estilo, rápida e objetiva, a Raposa aproveitou para, logo aos cinco minutos, ampliar o marcador. Kaio Jorge, foi lançado pela direita e cruzou rasteiro para a segunda trave, de onde Gabigol só arrematou de pé esquerdo para o fundo do gol: 2 a 0.

Com o Juventude já mais exposto, ficou fácil para o Cruzeiro, que ampliou aos 17 minutos. Aoós Kaio Jorge sofrer pênalti, Gabigol pegou a bola e não desperdicou: 3 a 0. A partir deste momento, o Cruzeiro diminuiu o ritmo e administrou mais a partida, sem ser ameaçado pelo time gaúcho. Mesmo assim, ainda deu tempo para mais um.

No apagar das luzes, aos 47 minutos da etapa final, a Raposa ampliou. Bolasie escorou para a pequena área um cruzamento de Wanderson, e Eduardo complementou de cabeça, fechando a goleada em 4 a 0.

Com o triunfo, o Cruzeiro segue líder do Campeonato Brasileiro, agora com 33 pontos. O próximo embate é contra o Corinthians, na próxima quarta-feira (23), na Neo Química Arena, em São Paulo, pela 16ª rodada do Brasileirão.

Ficha técnica

Cruzeiro 4 x 0 Juventude

Motivo: 15ª rodada do Campeonato Brasileiro Série A

Data e horário: domingo, 20 de julho de 2025, às 16h (de Brasília)

Onde: estádio Mineirão, em Belo Horizonte-MG

Público presente: 52.850

Cruzeiro: Léo Aragão; William, Fabrício Bruno, Lucas Villalba e Kaiki Bruno; Lucas Romero (Lucas Silva, depois Wallace), Eduardo, Christian (Wanderson) e Gabigol (Bolasie); Marquinhos e Kaio Jorge (Matheus Pereira). Técnico: Leonardo Jardim

Juventude: Gustavo; Reginaldo, Wilker Ángel, Marcos Paulo (Abner) e Marcelo Hermes; Caíque, Hudson (Batala), Jadson e Luís Mandaca (Alan Ruschel); Gabriel Taliari (Matheus Babi) e Gilberto (Gabriel Veron). Técnico: Claudio Tencati

Gols: Christian, Gabigol (2), Eduardo (Cruzeiro)

Cartões amarelos: Bolasie (Cruzeiro); Marcos Paulo, Caíque (Juventude)

Arbitragem: Lucas Casagrande (PR)

Auxiliares: Bruno Boschilia (PR) e Andrey Luiz de Freitas (PR).

VAR: Wagner Reway (SC)