A reabilitação no Campeonato Brasileiro é a meta do Cruzeiro nesta segunda-feira (18), a partir das 20h. Após perder para o Santos de virada por 2 a 1, em pleno Mineirão lotado no dia 10 de agosto, a Raposa busca retomar o caminho das vitórias diante do Mirassol, para seguir firme no G4 do Brasileirão. Válida pela 20ª rodada do torneio, a partida será disputada no estádio Maião, em Mirassol, onde o time celeste vai jogar pela primeira vez na história

O Cruzeiro terá, ao menos, três desfalques para a partida. Suspensos com o terceiro cartão amarelo, o lateral-esquerdo Kaiki, o volante Lucas Romero e o meia Christian são baixas já confirmadas para o técnico Leonardo Jardim. Principalmente no meio de campo, o comandante fará mudanças significativas na formação considerada “ideal”. 

Na lateral-esquerda, o jovem Kauã Prates, de apenas 17 anos, deve ser o titular. Mas Leonardo Jardim também pode escolher improvisar Villalba no setor e escalar Jonathan Jesus na zaga, ao lado de Fabrício Bruno.  

Outro atleta que deve ficar fora do duelo é o lateral-direito William. O jogador, segundo o departamento médico do Cruzeiro, tem atuado “no limite” desde o jogo contra o Grêmio, devido a uma contusão na coxa direita. Nos próximos dias, o jogador terá um controle de carga e intensidade e, a depender das condições, pode desfalcar a Raposa. O jogador não participou do último treino antes do jogo contra o Mirassol, no domingo (17). 

Como Fagner, o outro atleta da posição no plantel estrelado, se recupera de uma fratura na fíbula da perna direita, Leonardo Jardim pode ter que improvisar no setor. Se William não puder jogar, o comandante pode escalar um zagueiro para a função de lateral pela direita. Contra o Red Bull Bragantino, na 5ª rodada da competição, Jonathan Jesus exerceu a função.

No meio de campo, o mistério é maior. Uma possibilidade é que Jardim escale Lucas Silva mais recuado como primeiro volante, com Eduardo sendo o ‘camisa 8’ e Matheus Henrique atuando na vaga de Christian, mais avançado pela direita. Entretanto o comandante celeste também pode dar uma chance a Walace na posição de ‘cão de guarda’, mantendo Lucas Silva em sua função original. 

Mirassol 

Oponente do Cruzeiro na noite desta segunda-feira (18), o Mirassol também quer se recuperar de um resultado negativo. Na última rodada, o Leão perdeu para o Flamengo por 2 a 1, no Maracanã, no dia 9 de agosto. Diante de seu torcedor, a equipe paulista busca seguir na cola do G6 do Campeonato Brasileiro. 

Assim como a Raposa, o time paulista também tem um desfalque para o confronto de logo mais. O zagueiro João Victor está suspenso após levar o terceiro cartão amarelo diante do Flamengo. Gabriel Knesowitsch, jovem defensor de 21 anos, deve ser o substituto escolhido pelo técnico Rafael Guanaes.  

Imbatível em casa 

Até o momento, ninguém sabe o que é vencer o Mirassol no estádio Maião pelo Campeonato Brasileiro 2025. No total, a equipe disputou oito jogos em casa na competição e soma cinco vitórias e três empates. Ou seja, o Mirassol levou 18 dos 24 pontos que disputou em seus domínios – aproveitamento de 75%.  

MIRASSOL x CRUZEIRO

Motivo: 20ª rodada do Campeonato Brasileiro 2025   

📍 Local: Estádio Municipal José Maria de Campos Maia (Maião), em Mirassol (SP) 

📅 Data: 18 de agosto de 2025 

Horário: 20h (de Brasília) 

⚖️ Árbitro: Bruno Arleu de Araujo (RJ) 

Assistentes: Luiz Claudio Regazone (RJ) e Thiago Rosa de Oliveira Esposito (RJ) 

VAR: Carlos Eduardo Nunes Braga (RJ) 

Transmissão: Canais de YouTube de O TEMPO e O TEMPO Sports, SporTV e Premiere. 

PROVÁVEL MIRASSOL: Walter, Lucas Ramon, Gabriel Knesowitsch, Jemmes e Reinaldo; Danielzinho, Neto Moura e Gabriel; Negueba, Edson Carioca e Da Costa. Técnico: Rafael Guanaes

PROVÁVEL CRUZEIRO: Cássio, William (Jonathan Jesus), Fabrício Bruno, Villalba e Kauã Prates (Villalba); Lucas Silva (Walace), Eduardo (Lucas Silva), Matheus Henrique e Matheus Pereira; Wanderson e Kaio Jorge. Técnico: Leonardo Jardim