A vitória por 2 a 0 sobre o Botafogo, nesse domingo (3/8), fez o Cruzeiro manter pelo menos dois tabus e ainda quebrou uma sequência do time carioca atuando no Nilton Santos. Com gols de Christian e Matheus Pereira, a Raposa bateu o Glorioso pela 18ª rodada do Brasileirão.
O primeiro tabu refere-se à hegemonia do time mineiro sobre o carioca, independentemente do lugar. A última derrota aconteceu em setembro de 2016: 2 a 0 para o Botafogo no Mineirão, pela Série A do Campeonato Brasileiro.
De lá para cá foram 14 jogos entre eles, com seis triunfos celestes e oito empates.
O segundo e mais longevo diz respeito aos confrontos no estádio alvinegro. A última vitória do Botafogo sobre o Cruzeiro atuando em sua casa foi em 2011, ou seja, há 14 anos: 1 a 0, também pela competição nacional.
Contando com esse último duelo, são oito partidas no Nilton Santos, com quatro vitórias dos visitantes e quatro empates. Em 2024, a equipe de Belo Horizonte bateu a do Rio por 3 a 0, e aquela havia sido a última derrota do Botafogo em casa pelo Brasileiro.
Ou seja, a Raposa interrompeu uma sequência invicta dos alvinegros, que já durava 16 jogos. Naquela temporada, o clube estrelado foi o único a bater o campeão tanto no primeiro turno, quanto no returno.