Neste domingo (3/8), o estádio Nilton Santos será palco não só de futebol, mas também de muita fé. Um estudo do Bolavip Brasil apontou que as torcidas de Cruzeiro e Botafogo, que se enfrentam pela 18ª rodada do Brasileirão, às 16h, são as que mais utilizam termos religiosos em comentários na internet.

Os campeões são os botafoguenses. Os torcedores alvinegros mencionaram “Jesus” em seus comentários: 139 vezes, contra uma média geral de 29. Vale destacar que nem sempre se referiram a Cristo, mas a Igor Jesus. De 10.676 comentários de torcedores do time carioca analisados no estudo, 393 continham termos religiosos. Um percentual de 3,6%.

Em segundo lugar, com um percentual de 3%, ficou a torcida celeste. Uma possível explicação sobre a fé cruzeirense está no último Censo, de 2022. Minas Gerais apareceu como o segundo estado com mais pessoas religiosas do país: 94,3% da população.

Metodologia

Para chegar ao resultado, foram analisados cerca de 218 mil comentários de torcedores dos 20 clubes da Série A do Campeonato Brasileiro nas suas respectivas comunidades de torcedores na rede social Reddit.

Com uso de linguagem de programação Python, os comentários foram padronizados e, em seguida, submetidos a uma análise de dados, responsável por identificar a incidência de 26 palavras de conotação religiosa, como “Deus”, “fé”, “Jesus”, “Cristo”, entre outras.

'Deus' é o termo mais repetido

O termo religioso mais repetido pelos torcedores dos times da Série A é “Deus”. O estudo identificou 2.558 ocorrências da palavra. Em segundo lugar, aparece “graça” e, em terceiro, “Jesus”. No uso da palavra “Deus”, Botafogo e Cruzeiro novamente se destacam.

O torcedor alvinegro é o que mais recorre ao nome, em 1,43% dos comentários. Em seguida, estão os vascaínos (1,41%) e os torcedores do Sport (1,33%). A torcida cruzeirense é a quarta que mais menciona “Deus” em seus comentários, cerca de 1,31%.

Confira as dez torcidas mais religiosas do Campeonato Brasileiro:

1 - Botafogo: 3,6% dos comentários com termos religiosos

2 - Cruzeiro: 3% dos comentários com termos religiosos

3 - Atlético-MG: 2,9% dos comentários com termos religiosos

4 - Vasco: 2,8% dos comentários com termos religiosos

5 - Santos: 2,6% dos comentários com termos religiosos

6 - Fluminense: 2,5% dos comentários com termos religiosos

7 - Palmeiras: 2,3% dos comentários com termos religiosos

8 - Grêmio: 2,2% dos comentários com termos religiosos

9 - São Paulo: 2,2% dos comentários com termos religiosos

10 - Corinthians: 2% dos comentários com termos religiosos