Leonardo Jardim se aproxima do segundo clássico contra o Atlético no comando do Cruzeiro. Nesta quarta-feira (27/8), às 19h30, o Cabuloso enfrenta o Galo, fora de casa, pelo jogo de ida das quartas de final da Copa do Brasil.

Na primeira partida contra o rival, disputada no Mineirão, o treinador acabou ficando no 0 a 0, em jogo válido pela nona rodada do Campeonato Brasileiro.

Disputar clássicos não é novidade para Leonardo Jardim. O treinador português já esteve à frente de outros grandes clubes e sabe o que é uma rivalidade. Mas será que ele leva a vantagem neste tipo de jogo?

Na temporada 2011/2012, comandando o Braga, de Portugal, Leonardo Jardim disputou dois clássicos contra o Vitória de Guimarães e saiu invicto, com uma vitória e um empate.

No Olympiacos, da Grécia, na temporada seguinte, foram três clássicos, sendo uma partida contra cada rival (Panathinaikos, AEK e PAOK). Mais uma vez Jardim terminou sem perder, somando uma vitória e dois empates.

Ao retornar a Portugal, assumindo o Sporting na temporada 2013/2014, o treinador não teve bom retrospecto contra Benfica e Porto. Diante dos Encarnados, foram duas derrotas e um empate, enquanto ganhou uma vez, perdeu uma e empatou outra contra os Dragões.

Entre 2014 e 2020, Leonardo Jardim esteve à frente do Monaco, com direito a título francês. No clássico contra o Nice, o treinador português conseguiu seis vitórias, quatro derrotas e um empate.

Pelo Al-Hilal, na temporada 2021/2022, foram duas partidas contra o Al-Nassr, com uma vitória e uma derrota. Ainda no Oriente Médio, no comando do Al-Rayyan, Leonardo Jardim venceu o Al-Gharafa duas vezes e empatou outras duas.

Por fim, o técnico português chegou ao Cruzeiro e, até agora, tem apenas um clássico contra o Atlético, que terminou empatado em 0 a 0.

No total, Leonardo Jardim já disputou 29 clássicos na carreira, com uma leve vantagem contra os rivais. Até aqui, foram 12 vitórias, nove empates e oito derrotas.