Mesmo iniciando esta 18ª rodada na vice-liderança do Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro entra em campo pressionado pela sua torcida por melhor desempenho e, principalmente, resultado. Às 16h, a bola rola no estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro, para o duelo diante do Botafogo.
A pressão sobre a equipe ocorre devido aos dois últimos jogos, ambos no Mineirão: 2 a 1 para o Ceará, pelo Brasileirão; e 0 a 0 com o CRB, pela ida das oitavas de final da Copa do Brasil. Exibições foram bem diferentes das anteriores, quando o clube emplacou 16 partidas de invencibilidade.
Nos pontos corridos, onde a Raposa foca suas atenções em terminar na fase classificatória da Libertadores, o time tem 34 pontos somados, sendo dois a menos que o Flamengo, líder, e dois a mais que o Palmeiras, terceiro colocado. Lembrando que os concorrentes têm embates a menos.
Time
Com o elenco desgastado pela sequência de compromissos, era natural o treinador celeste, Leonardo Jardim, poupar alguns atletas considerados titulares. Porém, devido ao momento e à dificuldade do confronto, o português pode repensar essa rotação neste momento, ainda mais porque durante a semana haverá o confronto de volta com o CRB, em Maceió, onde precisará vencer para avançar às quartas de final.
Na lateral-direita, Fagner teve constatada uma fratura na fíbula da perna direita, com isso, deve dar lugar a William, que não participou de grande dos últimos treinamentos. Se alguém for preservado, lideram a lista o zagueiro Fabrício, o volante Romero e os atacantes Wanderson e Kaio Jorge.
Adversário
Com 26 pontos e lutando para se firmar entre os primeiros colocados, o atual campeão do Brasileirão e da Libertadores venceu o Red Bull Bragantino por 2 a 0 no meio da semana pelo mata-mata nacional; pelos pontos corridos, empatou por 1 a 1 com o Corinthians.
Diante da Raposa, o Glorioso defenderá uma invencibilidade: não perde em casa pela competição há mais de um ano. Curiosamente, a última derrota foi justamente para o time mineiro: 3 a 0, numa atuação magnífica da equipe comandada por Fernando Seabra.
Ficha técnica
O quê: Botafogo x Cruzeiro
Motivo: 18ª rodada do Campeonato Brasileiro Série A
Quando: domingo, 3 de agosto de 2025, às 16h (de Brasília)
Onde: estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro-RJ
Transmissão: Globo (RJ, MG e parte da rede) e Premiere
Provável Botafogo: John; Vitinho, Kaio Fernando, Alexander Barboza e Alex Telles; Marlon Freitas, Newton e Álvaro Montoro; Jefferson Savarino, Artur e Arthur Cabral. Técnico: Davide Ancelotti
Provável Cruzeiro: Cássio; William, Fabrício Bruno, Lucas Villalba e Kaiki Bruno; Lucas Romero, Lucas Silva, Christian e Matheus Pereira; Wanderson e Kaio Jorge. Técnico: Leonardo Jardim
Arbitragem: Matheus Delgado Candançan (SP); Alex Ang Ribeiro (SP) e Márcia Bezerra Lopes Caetano (RO). VAR: Gilberto Rodrigues Castro Júnior (PE)