Parte da boa campanha do Cruzeiro no Campeonato Brasileiro se deve ao bom desempenho do seu ataque. A Raposa está no top 3 entre os times que mais marcaram gols no torneio, com 28 bolas nas redes adversárias. Os gols do time celeste foram marcados, basicamente, de quatro maneiras diferentes: ataque, contra-ataque, bola parada e erros adversários.
No caso de gols de ataque, O TEMPO Sports está considerando gols que nasceram com o time celeste começando com a posse de bola no campo de defesa – sem tê-la tomado do adversário - e chegando ao gol com toque de bola, trabalhando com calma a jogada, ou com lançamentos para o campo de ataque.
Desta maneira, a Raposa marcou 15 dos seus 28 gols – mais da metade – o que equivale a 53,5% dos tentos celestes no Brasileirão. A situação chama a atenção, diante do fato de que o Cruzeiro não costuma ter maior posse de bola em seus jogos, em muitos casos saindo rápido para o contra-ataque quando retoma a bola. O dado indica que, apesar de ter menos a posse, a Raposa sabe o que fazer com ela. Veja um exemplo abaixo:
Contra o Fortaleza, pela 10ª rodada, Lucas Silva fez um gol após uma jogada trabalhada com calma pelo ataque do Cruzeiro.
Na contagem dos gols de bola parada, foram levados em conta todos os tentos que nasceram, de forma direta ou não, de uma bola parada a favor do time estrelado, inclusive pênaltis. É este o segundo método mais eficiente para a Raposa chegar ao gol, tendo rendido oito bolas na rede a favor do time de Leonardo Jardim - 28,5% do total.
Fabrício Bruno aproveitou uma cobrança de escanteio e, de cabeça, marcou um dos gols do Cruzeiro contra o Fluminense, pela 14ª rodada
O contra-ataque, que o Cruzeiro gosta muito de explorar por seu estilo de jogo mais direto e objetivo, é apenas o terceiro modo mais efetivo para o time celeste marcar gols no Brasileirão. Uma ironia diante do fato de que a equipe azul não costuma ter a maioria da posse de bola em seus jogos e prefere sair rápido para o ataque quando recupera a redonda.
No caso dos gols de contra-ataque, estão sendo considerados os gols em que o adversário estava com a bola, o Cruzeiro retomou a posse e partiu rápido para o ataque até marcar. Desta maneira, saíram apenas três dos gols celestes, só 10,7% de todos os 28 gols da equipe no Brasileirão.
Após uma roubada de bola no meio de campo, rapidamente Kaio Jorge foi acionado e partiu em velocidade para ir às redes contra o Flamengo, pela 7ª rodada
Por fim, gols de erros adversários são aqueles nos quais o oponente estava com a bola e, por um erro não forçado, a entregou ao Cruzeiro. Só dois gols da equipe azul – 7,1% do total – nasceram desta maneira.
Matheus Pereira não perdoou a bobeada da defesa do Sport e mandou a bola para a rede, pela 8ª rodada
Artilharia por ‘setor’
Já se viu no futebol casos em que os jogadores de ataque de uma equipe mostram pouca eficiência nas finalizações e acabam sendo igualados ou até superados na artilharia por atletas de outros setores, como o meio de campo. No caso do Cruzeiro no Brasileirão, definitivamente não é o que acontece. Os atletas de frente da Raposa têm mostrado alto poder de fogo e são os autores da maioria dos gols estrelados.
No total, os atacantes cruzeirenses marcaram 18 dos 28 gols da equipe no torneio – 64,2% do total. Neste ponto, o grande destaque é Kaio Jorge, que fez até hoje 14 desses gols, simplesmente metade dos tentos celestes no torneio até agora.
Os atletas da “meiuca” celeste vêm abaixo nesta estatística, mas com bem menos gols. Apenas oito tentos da Raposa no Campeonato Brasileiro saíram de finalizações de meio-campistas – ou seja, 28,5% do total.
Por fim, a defesa celeste marcou dois dos gols do Cruzeiro no Brasileiro, correspondente a 7,14% de todas as bolas na rede.
Veja abaixo os dados sobre os gols do Cruzeiro no Campeonato Brasileiro 2025:
Gols de ataque armados da defesa – 15 (seja em jogada armada no toque de bola ou em lançamentos)
Gols de contra-ataque - 3
Gols de bola parada – 8
Gols de erros adversários - 2
Setores que marcam os gols do Cruzeiro no Brasileirão 2025
Ataque - 18
Meio de campo - 8
Defesa – 2