O Atlético segue ativo no mercado da bola entre contratações fechadas, vendas concretas e diversos rumores. Com a janela de transferências aberta até o dia 2 de setembro, os clubes seguem em busca de reforços.
O Galo fez movimentos claros nas últimas semanas. De concreto, a equipe alvinegra trouxe até aqui o volante Alexsander, ex-Fluminense, além do meia Reinier, ex-Flamengo, e que pertencia ao Real Madrid-ESP.
Ainda assim, várias sondagens permanecem apenas como rumores de mercado. A conversa principal do torcedor hoje gira em torno de um meia criativo e a carência de um centroavante de área, por exemplo.
Reinier chegou, Scarpa dá adeus?
A pedido do técnico brasileiro Péricles Chamusca, o meia Gustavo Scarpa teria entrado na mira do Al-Taawoun, da Arábia Saudita, mas o clube árabe ainda não fez uma proposta formal ao Atlético.
Anunciado pelo Galo na última sexta-feira (8), Reinier talvez seja a resposta imediata da diretoria atleticana a possível saída de Scarpa.
Aos 23 anos, o ex-jogador pertencente ao Real Madrid assinou contrato com o Galo até 31 de dezembro de 2029. A contratação mostra a tentativa do clube de recompor o setor ofensivo com um jogador de chegada e alto nível na posse de bola.
Bernard segue no elenco de Cuca, mas não voltou a ser a referência criativa que se esperava desde seu retorno ao clube. Tem atuado, mas seu rendimento ainda não convence a torcida e a comissão técnica do treinador atleticano.
Arana e Lyanco: ficam ou saem?
Guilherme Arana e Lyanco já admitiram publicamente sondagens do mercado da bola, mas seguem no Galo. Recentemente, o volante Alan Franco também teria entrado na mira do Valencia, da Espanha.
Lyanco, em especial, estaria com a renovação de contrato encaminhada, sinal de que a diretoria deseja blindá-lo contra propostas de times europeus.
Equipes como o Everton-ING e o Olympiacos-GRE, além de um time do Oriente Médio estariam de olho no camisa 4 do Atlético.
O atual contrato de Lyanco com o Galo vai até o fim de 2028. O clube alvinegro agora planeja estender o vínculo até dezembro de 2029.
Guilherme Arana já repetiu que a prioridade é cumprir seu contrato com o Galo, apesar de interesse de times europeus, o mais recente do Spartak Moscou, da Rússia. O vínculo do lateral esquerdo titular do Atlético vai até 31 de dezembro de 2027.
Especulação esfriou
O colombiano Yerry Mina, do Cagliari-ITA, segue na "wishlist" da diretoria do Galo. Na janela de janeiro, teve seu nome ligado ao clube em rumores, mas, até então, segue no clube italiano.
Zagueiro alto, com 1,95 m, e muito eficiente, a chegada de Mina ao Galo ainda esbarra em condições contratuais e no apelo de outros mercados europeus.
A lacuna que incomoda Cuca
O técnico Cuca deixou claro que o time só contratará um centroavante de referência se surgir oportunidade de mercado.
Hoje o Galo aposta em peças jovens: João Marcelo (contratado do Guarani) e Isaac, cria da base, ainda em desenvolvimento. Cadu volta a fazer trabalhos funcionais após lesão grave e não é opção imediata. A realidade é que, há anos, falta ainda um camisa 9 de peso ao Atlético.
Júnior Santos, contratado com grande expectativa após ser o artilheiro da última Libertadores, ainda recebe poucas oportunidades com Cuca e pode ser negociado se aparecer proposta.
Qual o status dos especulados no Galo?
Juan Portilla (Talleres-ARG): o nome do volante colombiano rondou o Galo nas últimas semanas, mas o Atlético acabou congelando a negociação após o Talleres-ARG irritar a diretoria atleticana alterando as condições da negociação pelo atleta por diversas vezes.
Tomás Molina (Argentino Juniors-ARG): o centroavante artilheiro do Argentinos Juniors decidiu permanecer no clube argentino renovando seu contrato. Era outro nome que chegou a ser ventilado no Atlético.
Álex Arce (Indep. Rivadavia-ARG): Especulado no Galo e também no Palmeiras, na janela do início deste ano, o atacante da seleção paraguaia deixou a LDU Quito e acertou sua ida para o Independiente Rivadavia, time da primeira divisão da Argentina.
Martín Payero (Udinese-ITA): Com contrato na Udinese-ITA, o volante argentino foi outro alvo monitorado pelo Galo e recebeu consultas de outros clubes brasileiros e europeus, mas seguiu no time italiano.
Vicente Pizarro (Colo-Colo-CHI): Volante chileno do Colo-Colo, também foi especulado no Atlético segue no time chileno, apesar dos rumores.
Lucho Acosta: Anunciado na última sexta-feira (8) como novo reforço do Fluminense, o habilidoso meia-atacante argentino também foi sondado pelo Atlético na janela do início de 2025, quando jogava no FC Cincinnatii, da MLS.