O tráfego na avenida Antônio Carlos será alterado na tarde desta quinta-feira (11) para o clássico entre Cruzeiro e Atlético, pela volta das quartas de final da Copa do Brasil 2025. O anúncio foi feito na tarde desta quarta-feira (10), pelo prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião. Assim como no jogo de ida, no dia 27 de agosto, no entorno da Arena MRV, as redondezas do Mineirão também vão ter uma operação especial de trânsito para o clássico, que começa às 19h30.
A principal mudança, segundo Damião, será o funcionamento dos semáforos da avenida Antônio Carlos nos trechos perto da avenida Antônio Abraão Caram, que dá acesso ao estádio. Os equipamentos, a partir de 16h30, serão operados de forma manual, para dar mais vazão ao tráfego de veículos.
"Na avenida Antônio Carlos, a partir da rua Aporé sentido Mineirão, os semáforos vão estar em flash e serão operados manualmente pelos funcionários, pelos nossos colaboradores da BHTrans, da Guarda Municipal, em parceria com a Polícia Militar, dando vazão para quem está na Antônio Carlos, sempre priorizando a Antônio Carlos. O mesmo vai acontecer na Antônio Carlos no sentido contrário, a partir da Barragem da Pampulha até a avenida Antônio Abraão Caram. Os semáforos estarão em flash e estarão por ali agentes da BHTrans, da Guarda Municipal e da Polícia Militar para poder orientar, dando vazão na Antônio Carlos", explicou prefeito, em entrevista coletiva.
Leia mais: Cruzeiro x Atlético: PM intensifica operação de segurança para clássico decisivo
O mandatário belorizontino também orienta a população que mora, estuda ou trabalha na região da avenida Antônio Carlos e pretende fazer a travessia entre os dois lados da via a fazer este trajeto em horários diferentes do jogo. Se isso não for possível, Álvaro Damião pede que os cidadãos utilizem outras vias.
"Aqueles que moram ou que precisam passar, cruzar a Antônio Carlos, depois das 16h30, priorizem uma outra forma de cruzar a Antônio Carlos, porque ali a preferência será daqueles que estão indo sentido Mineirão, tanto indo do Centro para o Mineirão, quanto da Pampulha para o Mineirão. Se você mora, por exemplo, na região do Jaraguá e quer atravessar a Antônio Carlos para o lado do São Francisco, priorize o horário antes, bem antes ou depois do jogo, ou então dê a volta pelo Anel Rodoviário", aconselhou.
Álvaro Damião explica que o objetivo da medida é minimizar os impactos do alto fluxo de veículos que a região vai receber por causa do clássico, tanto para que vai ao jogo quanto para quem não irá ao Mineirão.
"A gente está fazendo de tudo para que as pessoas cheguem mais rápido ao estádio e para aqueles que não vão ao estádio, que não têm nada a ver com o jogo, possam chegar na sua casa com tranquilidade", pontuou.