A Toca da Raposa deve contar já a partir deste sábado (4) com o retorno de uma de suas 'promessas': revelado na Toca da Raposa, o atacante Stênio, de 19 anos, fará trabalhos específicos de condicionamento físico após retornar do Torino, da Itália.
Stênio foi emprestado pelo Cruzeiro ao time italiano em setembro do ano passado por cerca de R$ 600 mil. Detentor de 70% dos direitos econômicos do jogador, o clube celeste já deixou estipulado o valor de 2 milhões de euros (aproximadamente R$ 12 milhões) caso o Torino tivesse interesse em adquirir o atacante em definitivo.
Apesar de Stênio ter conseguido uma boa participação na equipe 'primavera' (sub-19), com 7 gols e 5 assistências em 31 jogos, o Torino perdeu o prazo (dia 15 de maio0 para garantir a preferência da compra do atleta.
Por uma nova negociação, a equipe italiana chegou a procurar o Cruzeiro para que Stênio continuasse na Itália. Entretanto, a proposta não teria agradado a nova gestão celeste. Essa informação foi divulgada inicialmente pelo canal Samuel Venâncio.
Com o encerramento da temporada europeia, Stênio voltou ao Brasil. Mesmo que o contrato com o Torino termine apenas no dia 30 de junho, a ideia é que ele treine na Toca da Raposa 2 para manter sua condição física.
Desta forma, quando a janela de transferências internacionais for reaberta, a partir do dia 18 de julho, ele já teria condições de atuar até mesmo no grupo comandado pelo técnico Paulo Pezzolano.
Estreia precoce
Pelo Cruzeiro, Stênio já participou de 18 partidas, mas ainda não balançou as redes. Sua estreia foi no dia 30 de julho de 2020, cerca de quatro meses depois de completar 17 anos.
Naquela ocasião, foi lançado como titular pelo então técnico Enderson Moreira para encarar a Caldense, em Poços de Caldas, pelo Campeonato Mineiro. Acabou substituído no intervalo.
Chegou a fazer mais sete partidas pelo time principal, mas uma lesão no ombro esquerdo acabou interrompendo qualquer possibilidade de sequência: ele teve que passar por uma cirurgia para corrigir a ruptura do ligamento e ficou afastado dos gramados por cinco meses.
No ano passado, voltou a ter mais oportunidades, fazendo mais 10 partidas pelo time principal. Seu último jogo foi em 25 de junho, na vitória de 2 a 1 sobre o Vasco, pela 6ª rodada da Série B. Na oportunidade, entrou aos 28 do segundo tempo do duelo disputado no Mineirão. Stênio ainda tem contrato com o Cruzeiro até 30 de julho de 2024.
O atacante pela Raposa
Em 2021
4 jogos pela Série B
4 jogos pelo Mineiro
2 jogos pela Copa do Brasil
Em 2020
5 jogos pela Série B
1 jogo pelo Mineiro
1 jogo pelo Troféu Inconfidência
1 jogo amistoso