Série B

Árbitro com polêmicas em jogos recentes da Raposa apitará Brusque x Cruzeiro

Paranaense Paulo Roberto Alves comandou dois jogos do Cruzeiro nesta Série B; em ambos o VAR teve que ser acionado para 'corrigir' a marcação de campo

Por Frederico Teixeira
Publicado em 29 de julho de 2022 | 08:34
 
 
 
normal

Com a arbitragem ainda sendo alvo de muitos questionamentos no futebol brasileiro, o paranaense Paulo Roberto Alves (PR) será o dono do apito na partida entre Brusque e Cruzeiro, neste sábado (30), às 11h, em Santa Catarina, pela 21ª rodada da Série B do Brasileiro.

Na atual competição, Paulo Roberto Alves já comandou duas partidas do Cruzeiro e ambas com triunfos celestes: 1 a 0 sobre o Criciúma, no estádio Heriberto Hulse, no dia 27 de maio, e 2 a 0 sobre a Ponte Preta, no Mineirão, no dia 16 de junho. 

No duelo contra o Criciúma, o time da casa chegou a fazer um gol, com Marcelos Hermes, mas, alertado pelo VAR, Paulo Roberto Alves conferiu a imagem e anulou o gol, em função de um toque de mão do ex-jogador celeste. Nesta partida, o Cruzeiro teve três jogadores amarelados: Oliveira, Geovane e Luvannor.

Já diante da Ponte Preta, o primeiro gol do Cruzeiro, marcado por Edu, também só foi validado após ação do VAR. Paulo Roberto Alves havia assinalado impedimento do artilheiro celeste. Só voltou atrás em sua decisão após a intervenção do 'árbitro de vídeo'.

Para o duelo deste sábado, em Brusque, Paulo Roberto Alves terá como auxiliares Bruno Boschillia (PR) e Eduardo Gonçalves da Cruz (MS). O VAR ficará a cargo de Thiago Duarte Peixoto (SP).  

Nesta semana foi realizada na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) uma reunião entre representantes dos clubes que disputam as Séries A e B do Brasileiro e a Comissão Nacional de Arbitragem. Presidente da comissão, Wilson Luiz Seneme reconheceu os erros 'inaceitáveis' cometidos pelos árbitros em algumas partidas e pediu um 'voto de confiança' às equipes.

Representante do Cruzeiro na reunião, Gabriel Lima, CEO do clube, afirmou ter deixado a reunião com sentimento positivo, de 'esperança de que a arbitragem vai evoluir', mas garantiu que o time celeste "seguirá cobrando".

Até aqui, na Série B do Brasileiro, o Cruzeiro já reclamou de vários erros de arbitragem. O principal deles a anulação de um gol legal de Edu na partida contra o Ituano, quando as linhas do VAR foram traçadas de forma equivocada. Naquela ocasião, o time celeste ficou no empate em 1 a 1. 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!