O Cruzeiro conhecerá nesta segunda-feira (18), a partir das 20h (de Brasília) seus primeiros adversários da Copa Sul-Americana. Tido como um dos principais torneios do ano para o clube estrelado, que volta a disputar uma competição internacional após cinco anos, o Cabuloso vai em busca de retomar seu protagonismo na América. Ao todo, 32 clubes serão divididos em 8 grupos de 4 equipes.  

A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) sorteará as chaves em sua sede, em Luque, no Paraguai. O Cruzeiro é um dos 8 clubes cabeça de chave da competição. Essas equipes fazem parte do pote 1 do sorteio. Além da Raposa, Boca Juniors (ARG), Athletico Paranaense, Internacional, Racing (ARG), Corinthians, Defensa y Justicia (ARG) e Lanús (ARG) fazem parte deste seleto grupo.  

No chamado pote 2, encabeçado pelo Fortaleza de Vojvoda, estão os chilenos Unión La Calera e Coquimbo Unido, o venezuelano Metropolitanos, o uruguaio Danubio, o equatoriano Delfín, o colombiano Independiente Medellín e o Argentinos Juniors, da Argentina.   

O pote 3 é formado por César Vallejo (VEN), Sportivo Luqueño (PAR), Cuiabá, Nacional Potosí (BOL), Belgrano (ARG), Racing Montevideo (URU), Universidad Católica (EQU) e Sportivo Ameliano (PAR). O quarto e último pote conta com Alianza Petrolera (COL), Royal Tomayapo (BOL), Deportivo Garcilaso (PER), Rayo Zuliano (VEN), Red Bull Bragantino, Always Ready (BOL), Sportivo Trinidense (PAR) e Nacional (PAR).  

A Copa Sul-Americana torneio tinha 12 times garantidos desde o início de 2024 na fase de grupos: seis brasileiros (entre eles o Cruzeiro) e seis argentinos. Depois, foram conhecidos mais 16, que vieram da fase preliminar da competição. Por último, garantiram vaga os quatro clubes eliminados na terceira fase da Copa Libertadores.

Vale lembrar que o Cruzeiro não terá no seu grupo o Red Bull Bragantino, Cuiabá, Athletico Paranaense, Internacional, Corinthians e Fortaleza, já que o regulamento da competição não permite que equipes do mesmo país se enfrentem nesta fase. 

Serão seis rodadas, com partidas de ida e volta. Se classificam às oitavas de final apenas os primeiros colocados de cada chave; os oito segundos colocados participam de um playoff com os terceiros colocados da fase de grupos da Libertadores.