A derrota para o Flamengo na úlltima sexta-feira, na Arena Corinthians, expôs a complicada situação do time alvinegro, oscilante na atual edição do Campeonato Brasileiro. A dez rodadas do fim do torneio nacional, o time vê a Copa do Brasil como a possibilidade de aplacar as críticas mediante à verdadeira campanha de rebaixado que vem fazendo no returno.
Em 27 pontos disputados até então na segunda perna do Brasileirão, o Corinthians conquistou nove pontos, acumulando um aproveitamento de 33%. Já são três jogos sem vencer. O índice na somatória da competição só coloca o Corinthians à frente de Sport e Paraná, os dois últimos colocados do torneio nacional e, curiosamente, os dois times que o time de Jair Ventura venceu no returno.
Hoje o Corinthians é o décimo colocado no Campeonato Brasileiro, com 35 pontos, a exatos cinco do Vasco, o primeiro time na zona de rebaixamento. Após as 19 primeiras rodadas do Brasileirão, o Timão figurava em sétimo. A queda vem sendo contínua em um ano complicado financeiramente e também em questão de resultados para o clube paulista.
Dentro de campo, o técnico Jair Ventura vem encontrando dificuldades para encontrar a figura de um camisa 9, o famoso goleador. Para suprir essa carência, o técnico corintiano teve que fazer ajustes. Mateus Vital vem apoiando Jadson no meio de campo, enquanto Romero, Clayson e Pedrinho são os homens de beiradas.
Jair Ventura até lembrou a abundância de atacantes que o Cruzeiro possui para exemplificar o dilema que vem enfrentando no setor.
“Você vê a equipe do Cruzeiro, uma equipe que tem Thiago Neves, Robinho, Arrascaeta, uma equipe que tem quatro ‘noves’, tem Sassá, tem Raniel, você tem Fred, tem o Barcos e é uma equipe que marca muito forte, todo mundo joga sem a bola. Você tem de ter esse equilíbrio. Hoje você não consegue ver o jogador que joga andando, que só tem o último passe, não dá, não dá. O futebol hoje se tornou muito tático e físico também, e você tem de ter essa junção”, declarou Jair Ventura.
Cruzeiro e Corinthians disputam o primeiro jogo da final da Copa do Brasil nesta quarta-feira, no Mineirão, às 21h45.