Uma das principais lideranças do atual elenco do Cruzeiro, o experiente lateral-direito e volante Rômulo, de 35 anos, promoveu uma ação com o Hemominas que envolveu quase 400 doadores. A iniciativa, realizada entre os dias 14 e 30 de junho, consistia na presença ao local para coleta de sangue e a participação em um sorteio de uma camisa autografada do atleta.
O Hemominas calcula que a ação deverá impactar mais de 1500 pessoas, já que cada doação pode salvar até quatro vidas que necessitam de intervenções médicas que envolvam transfusões, transplantes, procedimentos oncológicos e cirurgias.
“A conscientização sobre a importância de doar sangue é algo fundamental. Fiz uma visita e doei a camisa como uma forma de incentivar mais pessoas a participarem da campanha, que foi um sucesso. É um ato simples, mas que faz uma diferença grande na vida de quem precisa. Que cada vez mais pessoas, sejam elas atletas ou não, possam estar envolvidas nessas ações”, disse Rômulo.
A iniciativa recebeu os elogios de Hellen Dupim, que é a responsável pelo setor de captação do Hemominas. Ações como a proposta por Rômulo aumentam a procura e fortalecem o estoque de sangue da fundação, que depende de doadores.
"A Hemominas investe em estratégias de captação de doadores, mobilizando a população para que incorpore a doação de sangue de forma consciente e habitual. Mesmo porque, principalmente em períodos críticos como o inverno, o estoque de sangue baixa e é preciso que as doações aconteçam regularmente para que a instituição possa atender às demandas com tranquilidade”, analisa.
“É importante doar porque não é possível substituir o sangue por remédios - somente pode ser obtido por meio de doação de um ser humano a outro. Dependemos, exclusivamente, da solidariedade das pessoas que comparecem aos Hemocentros e doam o sangue. Agradecemos pela parceria e esperamos fazer novas ações como essa, que muito contribuem para o aumento nos nossos estoques de sangue", acrescenta Dupim.
Quem levou para a casa a camisa do lateral direito cruzeirense foi Vitor Luiz Bragança. Ele recebeu o prêmio no Hemocentro da Fundação Hemominas.