Um time centenário possui também seus homônimos pelo Brasil. O nome Cruzeiro já vinha sendo praticado no futebol brasileiro antes mesmo do maior deles, o gigante de Minas Gerais ser assim chamado em 1942, em decorrência do ingresso no Brasil na segunda guerra mundial e o decreto do governo que proibiu o uso de termos e denominações referentes às nações inimigas. A Itália era uma delas. 

No dia 7 de outubro de 1942, em uma reunião entre sócios e dirigentes, foi aprovado, enfim, o novo nome do clube após a utilização de Palestra Mineiro e Ypiranga: surgia o Cruzeiro Esporte Clube, uma homenagem ao símbolo maior da pátria, a constelação do Cruzeiro do Sul. O nome foi sugerido pelo ex-presidente do Clube, Osvaldo Pinto Coelho.

Cruzeiro Esporte Clube - Rio Grande do Sul 

O Cruzeiro Esporte Clube nasceu em 06 de maio de 1967, na cidade de Santiago, no Rio Grande do Sul. Reza a história que o tenente da Reserva do Exército Brasileiro Romeu Goulart Jacques, foi fortemente influenciado pelo supertime do Cruzeiro, campeão da Taça Brasil de 1966, derrotando o Santos de Pelé. Ele, então, reuniu uma turma de meninos para formar um time de futebol. Sempre norteados pelo Cruzeiro mineiro, a equipe de Santiago adotou o nome, cores e distintivo, além de ser conhecido como Raposão da Fronteira. A atuação do time atualmente é apenas no futebol de base, com destaque para a presença na Copa Santiago de futebol juvenil. 

Esporte Clube Cruzeiro - Rio Grande do Sul 

O Esporte Clube Cruzeiro foi fundado no dia 14 de julho de 1913, em Porto Alegre, portanto, um time de história bastante anterior ao xará mineiro. A equipe se orgulha de ter originado as categorias de base no Rio Grande do Sul. Inicialmente, fora sugerido o nome de 14 de Julho para o novo clube, devido ao dia de sua fundação. Porém, um dos fundadores sugeriu que se chamasse Cruzeiro.

Cruzeiro de Arapiraca - Alagoas 

Até então extinto, o clube cujo mascote é uma hiena, foi fundado em 1983 na famosa cidade de Arapiraca e retornou ao futebol depois de 23 anos parado. O clube alagoano encerrou as suas atividades em 1996, mas voltou a ser registrado em julho do ano passado. Curiosamente, a história do time alagoano está intimamente ligada a um dos grandes ídolos do Cruzeiro. Foi atuando pelo homônimo de Arapiraca que o goleiro apareceu para o futebol. Anos depois, no Cruzeiro de Belo Horizonte, o jogador virou um ídolo absoluto, conquistando a Copa do Brasil e a Copa Libertadores da América. As cores do Cruzeiro de Arapiraca são o azul e o branco, e o clube foi inspirado no xará da capital mineira. 

Cruzeiro Esporte Clube - Acre 

O Cruzeiro é um time amador de Cruzeiro do Sul, no Acre, fundado em 24 de junho de 1964 por um grupo de desportistas liderado pelo fotógrafo José Laureano de Oliveira. A equipe viveu no anonimato na década de 90, mas conseguiu se reerguer na década seguinte, retornando à elite do futebol municipal sob a administração da atual diretoria.  As cores oficiais do time são o azul e branco e o escudo com as cinco estrelas, mas a combinação seria apenas uma coincidência e não uma relação direta com o Cruzeiro mineiro.  Curiosamente, o time teve como presidente também um Sérgio Rodrigues. 

Cruzeiro Futebol Clube - Distrito Federal 

O Cruzeiro Futebol Clube foi fundado em 10 de maio de 2000 e começou sua participação no futebol profissional do Distrito Federal na Divisão de Acesso de 2004. É a terceira equipe a representar a cidade do Cruzeiro no Campeonato Brasiliense. Seus antecessores foram a A.E. Cruzeiro do Sul no período do futebol amador (anos 60) e a ARUC (2000 a 2005). Além do profissional, o Cruzeiro mantém um forte trabalho nas categorias de base. O nome, portanto, não teria relação com o Cruzeiro de BH, mas reza a história que o pimeiro nome do time foi Flamengo, mas os torcedores pediram a mudança para regionalizar o clube. 

Cruzeiro Esporte Clube - Rondônia 

O Cruzeiro de Rondônia esteve pela última vez em ação na primeira divisão do Campeonato Rondoniense de 2010, quando acabou o torneio na última posição, sendo rebaixado. Depois disso, a equipe não voltou mais ao cenário profissional do estado. O Cruzeiro de Rondônia foi fundado no dia 1º de maio de 1963 no bairro de baixa da União. Suas cores, uniforme e escudo foram uma homenagem ao xará de Belo Horizonte. 

A equipe passou por uma gravíssima crise na última década. Chegou a ser considerado o pior time do mundo e teve que contar com uma mão do irmão 'rico' de BH para ter dois pares de uniforme em 2008, um presente de Zezé Perrella, entregue pelo filho, Gustavo Perrella, então superintendente de gestão estratégica do Cruzeiro. 

Cruzeiro Futebol Clube – São Paulo

O Cruzeiro nada tinha de homenagem ao time da capital mineira, pois era da cidade homônima e ostentava o verde e branco como cores. Aliás, a fundação do clube, apelidado de Verdão do Vale, foi em 1914. O Cruzeiro Futebol Clube esteve ativo no futebol profissional entre os anos de 1977 e 1987, sendo campeão Paulista da Quinta Divisão (atualmente extinta), em 1978, e da Terceira Divisão (atual Série A3), em 1981.

Cruzeiro Futebol Clube – Sergipe

Nos registros do futebol brasileiro existe menção a um clube de futebol chamado Cruzeiro Futebol Clube, sediado na cidade de Simão Dias, no Sergipe, que disputou a segunda divisão do Campeonato Local em 1988.