A nação celeste está em festa, pois o Cruzeiro completa 102 anos nesta segunda-feira (2). Contudo, a data, sempre especial para os cruzeirenses, tem neste ano um significado muito especial, visto que o clube renasceu das cinzas após passar três temporadas na segunda divisão, além de quase ter literalmente acabado durante a grave crise vivida nos últimos anos.

Por isso, o clima festivo não combinaria com explicações e nomes dos responsáveis pelo quase desaparecimento de um dos clubes mais tradicionais do mundo, que ficarão para sempre na história, alguns, inclusive, réus na Justiça e hostilizados quando saem às ruas.

Já o contrário se aplica, e muito, à data em questão. Um dos maiores jogadores de todos os tempos é o responsável pela redenção celeste. Desde que Ronaldo Fenômeno comprou 90% da SAF do Cruzeiro e se tornou o dono do futebol cinco estrelas, as coisas mudaram da água para o vinho, situação bem propícia para uma agremiação fundada por imigrantes italianos no dia 2 de janeiro de 1921, com o nome de Palestra Itália.

Claro que a chegada de Ronaldo, em janeiro de 2022, deixou a torcida aliviada e esperançosa, mas ninguém esperava que a volta por cima e para cima, com o retorno à Série A, se desse de maneira tão tranquila. A combinação entre administração profissional, técnico muito capaz, com respaldo superior, e elenco que entendeu o projeto de reconstrução fez da última edição da Série B um passeio.

Já a torcida foi espetacular. Abraçou a equipe antes mesmo do início da segundona, pois aplaudiu o time após o vice-campeonato mineiro em derrota por 3 a 1 para o maior rival. Quando o Brasileirão começou, a parceria decolou. 

Ciente da tradição e responsabilidade do Cruzeiro na Série A em 2023, a cúpula da SAF agiu e segue agindo para montar um time que faça jus às cinco estrelas.

O primeiro passo foi manter o técnico uruguaio Paulo Pezzolano, que chegou ao Brasil desconhecido para terminar a temporada cobiçado pela seleção de seu país.
Como as surpresas não acontecem toda hora, muitos jogadores importantes em 2022 foram liberados para que este ano não tenha sobressaltos na volta à primeira divisão. Em contrapartida, foram contratados jogadores conhecidos, como o experiente volante Ramiro, mas a grande aposta é o jovem atacante Wesley, que estava no Palmeiras e chega sob grande expectativa.

Após grande festa pela volta à Série A e pela taça da Série B com o pé nas costas, o Cruzeiro começou a se organizar para 2023. Claro que o maior objetivo é fazer boa Série A para evitar sufoco e, quem sabe, “beliscar” vaga na Sul-Americana ou até na Libertadores de 2024. A Copa do Brasil também tem peso, e o Mineiro, primeiro desafio do ano, pode servir de laboratório para um elenco muito renovado

Em seu primeiro ano à frente do futebol celeste, Ronaldo reconheceu que teve dificuldades para entender a realidade financeira do clube. Ele imagina dias melhores para este ano. “Ficamos felizes com o resultado esportivo. Na área administrativa, demoramos muito para tomar as ações que precisamos, até descobrir realmente o tamanho da dívida” afirmou o dono da SAF.