Antes de encarar o Palmeiras no meio de semana e buscar a vaga em mais uma final de Copa do Brasil, o Cruzeiro encara o Santos neste domingo (23), às 19h, pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro, buscando reconquistar o Mineirão como seu verdadeiro alçapão na temporada 2018. As condições do confronto não são as mesmas dos duelos eliminatórios, mas podem dar a tônica da Raposa no Gigante da Pampulha. Caberá ao time alternativo elevar o desempenho em casa no torneio nacional e preparar o caminho para as decisões que aguardam o Cruzeiro dentro do principal estádio da capital mineira.
Mas que o torcedor não se engane. As dificuldades virão. “A situação do Santos se estabelece dentro dessa normalidade nossa de ter que trocar um time inteiro, e isso, claro, cria uma dificuldade contra um adversário de qualidade. Nós tivemos dificuldades contra o Santos na Copa do Brasil com todos à disposição, então é natural que tenhamos dificuldades agora também”, alerta o técnico Mano Menezes. “Nossa história ainda tem grandes capítulos pela frente, e nós esperamos estar preparados para nos juntarmos ao nosso torcedor e nos tornarmos muito fortes para essas decisões”, completa Mano.
No Brasileirão, o Cruzeiro possui apenas a 14ª melhor campanha em casa, com 22 pontos em 12 jogos. Foram seis vitórias, quatro empates e duas derrotas. No mata-mata, por sua vez, a vitória emblemática foi a reviravolta sobre o Atlético, na final do Mineiro. Depois disso, o time empatou com o Atlético-PR e perdeu para Santos e Flamengo.
Apesar dessa situação, Mano recorda outros resultados que comprovaram esta força em casa quando foi necessário. “Os momentos em que nós não conseguimos fazer o resultado dentro do Mineirão foram os que nós trouxemos do primeiro jogo para o segundo. Quando precisou, em situações bem específicas, como foi a final do Mineiro, quando precisou também diante da La U, diante do Racing para ser o primeiro do grupo, a resposta do Cruzeiro sempre foi positiva”, aponta o técnico.
Para voltar a vencer no Brasileiro, Mano tem uma carta na manga: Sassá. O jogador voltou no clássico e está cada dia mais pronto para integrar até mesmo o time titular. “Ele está nos planos, sim. O planejamento foi fazer um jogo-treino para dar a ele essa evolução. Queremos ele para domingo, para quarta e para a outra decisão, contra o Boca Juniors, que temos também”, finaliza o técnico celeste.
Arrascaeta convocado
O meia-atacante Arrascaeta foi mais uma vez convocado para a seleção uruguaia, comandada por Óscar Tabárez. A lista para os amistosos contra Coreia do Sul, no dia 12 de outubro, e Japão, no dia 16, ambos na Ásia, foi divulgada neste sábado (22). Com a convocação, Arrascaeta não poderia enfrentar o Vasco, no dia 14, pela 29ª rodada. O período com a seleção de seu país também coincide com as datas das finais da Copa do Brasil, que acontecem nos dias 10 e 17 de outubro. Se o Cruzeiro chegar à decisão, a diretoria mineira pedirá sua desconvocação. Arrascaeta segue em recuperação por causa de um trauma na coxa esquerda. A expectativa, no entanto, é que o jogador já reapareça no gramado na segunda-feira e fique à disposição do técnico Mano Menezes para o jogo de volta contra o Palmeiras, na quarta-feira, no Mineirão.
Jovem volante pode ter uma oportunidade
O técnico Mano Menezes confirmou a escalação de um time reserva neste domingo diante do Santos, mantendo dúvidas principalmente na formação do meio-campo, uma vez que Lucas Romero está suspenso. Na manhã deste sábado, na Toca da Raposa II, o técnico comandou um treino fechado à imprensa, guardando a escalação a sete chaves.
Com os titulares poupados, quem pode ganhar uma vaga no time é o jovem volante Ederson, atleta contratado junto ao Desportivo Brasil nesta temporada para encorpar o time sub-20 do Cruzeiro. No entanto, após observações de Mano, ele acabou integrado ao elenco profissional, sendo inclusive inscrito na Copa Libertadores. Ele seria o terceiro homem de meio-campo, formando a trinca de volantes com Ariel Cabral e Bruno Silva. Na sétima posição na tabela, o Cruzeiro, com 34 pontos, busca se distanciar do Santos, que vem em nono, com 32 pontos.